domingo, 31 de janeiro de 2010

Camarões tigre no forno

Tinha uns camarões tigre no congelador há uns tempos e não sabia bem como os cozinhar, mas já estava na altura. Encontrei duas receitas, no blog da Luísa Alexandra e no da Canela Moída e acabei por fazer um mix das duas. A manteiga não derreteu como seria de esperar, mas ficaram óptimos. Acompanhei com salada.
Camarões tigre no forno
Ingredientes:
2 camarões tigre
3 dentes de alho (isto é a gosto)
1 malagueta seca (pode ser piri-piri)
Caldo de Marisco (em alternativa ao sal)
margarina q.b. (usei sem sal)
2 colheres sopa de Whisky
Sumo de limão q.b.

Preparação:
Abrem-se os camarões ao meio e retira-se a tripa preta que têm no dorso. Numa picadora, picam-se os alhos, a malagueta (sem sementes), o whisky, o caldo de marisco e a margarina, criando uma pasta homogénea. Com esta pasta barram-se os camarões que já estão abertos no tabuleiro e rega-se com o sumo de limão. Vai ao forno por cerca de 20 minutos (convém verificar) e serve-se com batata frita/arroz e salada. Bom apetite!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Fio diferente

A 2ª metade do mês é sempre complicada para mim, porque é quando tenho mais trabalho e não tenho tempo para me dedicar aos meus hobbies, razão pela qual não tenho postado objectos de artes decorativas nem bijutarias e apenas receitas [afinal, tenho de comer, não é? :)]. Mas encontrei aqui um fio que ainda não tinha postado e espero este fim-de-semana conseguir fazer mais umas pecinhas para colocar aqui. Este fio não saiu como eu imaginei que fosse sair, mas também ficou engraçado.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pães take 1

Depois de ler em imensos blogs maravilhas sobre o artisan bred, resolvi experimentar. Não sou fã de pão à refeição, mas ao pequeno almoço não pode faltar a bela torrada mas, apesar de ter uma MFP, acho que o pão fica demasiado massudo e não me agrada muito (o facto de ter um padeiro que todas as tardes apita à porta de casa com um pão fantástico também não ajuda nesta tarefa, loll). Fiquei frustrada. Acho que devo ser a única inepta a fazer artisan bread, já que toda a gente diz que é facílimo e o meu não resultou :( Usei a receita da Smas do blog Experiências na cozinha, sem o recheio, mas acho que ele não levedou, mesmo ao fim de mais de 2 horas. Estava demasiado líquido, parecia mais massa de bolo do que de pão, ficou espalhado pela forma e não cozeu todo. Ah, e a minha mãe achou-o demasiado salgado, eu nem me atrevi a experimentar...
Alguém me consegue explicar o que terá corrido mal? Segui a receita à risca :s




No mesmo dia decidi experimentar fazer outro pão, desta vez com a farinha da Nacional para Pão Caseiro. Este foi à MFP no programa massa, mas também não ficou grande coisa quando o cozi no forno. Usei a massa toda para fazer um pão grande e tive o mesmo problema que no artisan bread, espalhou-se pela tábua de madeira que usei para cozer. Este já ficou cozido, mas também não gostei do resultado final... :s
Algum conselho? Beijinhos

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Salmão no forno com vegetais salteados

A minha mãe passa a vida a reclamar que eu nunca cozinho para eles e, então, decidi que eles iam passar a vir cá almoçar aos domingos... de vez em quando, lolll. Como o meu pai está a seguir uma dieta mais ou menos rígida por causa do coração, e eu tinha uns lombos de salmão que precisavam de ser cozinhados, fui
à procura de uma receita para os fazer assados no forno e encontrei esta. Levou algumas alterações (não usei sal nenhum, por exemplo) mas no final gostei muito do resultado, e eles também! ;)



Salmão assado no forno com vegetais salteados
Ingredientes:
1 posta de salmão por pessoa
2 dentes de alho picados
1 dl de azeite
1 dl de caldo de peixe
Limão q.b.
Sal q.b. (não usei)
Pimenta q.b. (não usei)
Tomilho q.b. (substituí por especiarias para grelhados de peixe)
2 batatas por pessoa em metades
1 courgette cortada em palitos
feijão-verde q.b.
4 cenouras cortadas em palitos

Preparação:
Num tabuleiro de ir ao forno, coloque metade do azeite e espalhe bem. Por cima, coloque o salmão e tempere-o com sal, alho picado, pimenta, tomilho e sumo de limão. Vire as postas e tempere do outro lado da mesma forma. Eegue com o restante azeite e deixe a marinar algumas horas (pelo menos uma).
Quando for cozinhar, regue com o caldo de peixe (use apenas a quantidade que achar necessária) e leve ao forno pré-aquecido nos 220º durante 30 minutos ou até estar cozido. Entretanto, coza as batatas e os legumes ao vapor. Quando os vegetais estiverem cozidos, salteei-os num fio de azeite com salsa picada e 1 dente de alho picado. Retire o salmão, regue com limão (saltei este passo) e sirva com os vegetais salteados e as batatas cozidas. Bom apetite!!!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Bifinhos de cebolada da Abelha

Estava a fazer a visita diária aos blogs que sigo e encontrei esta receita de bifinhos de cebolada da Abelha Maia. Como adoro cebola e em casa a minha mãe nunca fez bifinhos de cebolada, só iscas (que eu odeio!!!!) ou peixe (que é muito bom), resolvi experimentar no dia seguinte e adorei!!! Apesar de na foto só se ver a cebola praticamente, garanto que lá debaixo estão bifinhos. :) Acompanhei com tagliatelli cozido em água com sal, manteiga e knorr de galinha. Fiz a receita integralmente, só reduzi as quantidades.



Bifinhos de cebolada
Ingredientes:
6 bifes de peru ou de frango pequenos (usei 2 apenas)
3 cebolas às rodelas finas (usei 1)
1 cebola pequenina (usei 1/2)
3 dentes de alho (usei pequenos)
200 gr de polpa tomate (embalagem de cartão - fiz medida a olho)
100 gr de vinho branco (fiz a medida a olho)
1 caldo de galinha caseiro desfeito em cerca de 100 gr de água (usei 1/2 caldo e a água medi a olho)
30 gr de azeite (medi a olho)
2 folhas de louro (usei 1)
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Tempere os bifes com sal e pimenta cerca de meia hora antes. Coloque num tacho a cebola pequena picada, os alhos, o azeite e deixe alourar. Adicione a polpa de tomate e deixe a refogar em lume brando cerca de 5 minutos. Junte as cebolas cortadas às rodelas e deixe a cozinhar em lume brando mais uns minutos. Adicione as folhas de louro, os bifes, o vinho e o caldo de galinha desfeito na água e deixe a cozinhar cerca de 20 minutos. Rectifique os temperos se for preciso e deixe a apurar uns minutos depois de desligado o lume. Acompanhe a gosto. Bom apetite!

domingo, 24 de janeiro de 2010

Pão ralado caseiro

Andava a passear pelos meus blogues favoritos e encontrei esta receita de pão ralado aromático n'A Economia cá de Casa e pareceu-me agradável. Ontem, andava a arrumar uns armários e descobri umas tostas que tinham sido feitas a partir de pão torrado e que estavam guardadas hermeticamente para utilização futura. Lembrei-me da receita, fiz uma pequena alteração e pronto, fiquei com um belo saquinho de pão ralado aromático feito em casa (o de compra tinha terminado na 2ª).

Pão ralado aromático
Ingredientes:
restos de pão torrado (adicionei algumas tostas perdidas no armário)
2 dentes de alho
salsa picada a gosto
raspa de limão

Preparação:
Colocar todos os ingredientes numa picadora e picar até ficar do seu agrado.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Espaguete à carbonara

Sou fã do site da Foodnetwork e durante imenso tempo (quando tinha internet com uma velocidade decente), via com frequência os vídeos dos diversos pratos que tinham no site. Tenho centenas de receitas deles guardadas na pastinha de Culinária no meu pc e esta receita da Robin Miller foi a que fiz a primeira vez que cozinhei para os amigos, na 1ª inauguração da minha casa (fiz várias inaugurações ;)).

Esparguete à carbonara
Ingredientes (para 4 pessoas):
1/2 embalagem de esparguete (usei tagliatelli)
1 chávena de bacon em cubos (usei uma embalagem de 200gr)
1/2 chávena de cebola picada
2 a 3 dentes de alho finamente picados
1 colher de chá de óregãos secos
2 colheres de sopa de farinha (usei maizena)
1 1/2 chávena de leite meio-gordo
1/2 chávena de natas
1/4 chávena de queijo Parmesão ralado (não usei)
1/4 chávena de salsa fresca picada
Sal e pimenta preta moída

Preparação:
Coza o esparguete de acordo com as indicações da embalagem. Entretanto, frite o bacon numa frigideira grande, anti-aderente, em lume alto, até estar tostadinho (ou ao seu gosto). Adicione a cebola e o alho e salteei durante 3 minutos, ou até a cebola estar mole, em lume médio. Adicione os óregãos e cozinhe 1 minuto. Polvilhe com a farinha e mexe até ter envolvido a farinha na cebola. Acrescente o leite e cozinhe em lume alto durante 5 minutos ou até o molho engrossar, mexendo com frequência. Retire do lume e adicione as natas, o queijo e a salsa. Tempere, a gosto, com sal e pimenta e sirva por cima da massa previamente cozida. Bom apetite!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Costeletas de porco assadas

Um destes dias apeteceu-me improvisar... tinha umas costeletas a descongelar, temperei-as e vai de as pôr no forno. Gostei do resultado, apesar de ter demorado bastante porque foi no forno e se fosse na frigideira era bem mais rápido... Aqui fica a receita, se quiserem experimentar.

Costeletas de porco assadas
Ingredientes:
2 costeletas de porco por pessoa
alho picado
azeite
massa de pimentão
cerveja
louro
sal q.b.

Preparação:
Tempere as costeletas com os restantes ingredientes e deixe a marinar de um dia para o outro para tomar gosto, ou pelo menos 3h antes. Leve ao forno as costeletas com a marinada e vá virando com frequência. A meio da cozedura, adicione as batatas (usei da Primor). Deixe cozinhar até as batatas estarem prontas e as costeletas tenras. Bom apetite!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Galinha picante

Lembram-se do livro-maravilha que a minha amiga me emprestou e que eu já encomendei, ""O pequeno grande livro de cozinha" de onde retirei a receita do risotto de salsa e manjericão? Resolvi experimentar outra receita do livro, esta galinha picante, que ficou fantástica. Apesar de só ter usado 3 coxas de frango e não 1,5kg de frango, como menciona a receita, pus praticamente as medidas especificadas na receita, incluindo nas malaguetas, o que desaconselho a quem não goste de comida muito, muito picante!!! A Pantufa, coitada, é que ficou só a olhar para estas coxinhas. Acho que ela detesta quando faço estes pratos com picante ou mais elaborados, nunca pode pestiscar... lolll. Aqui fica a receita para quem quiser experimentar.

Galinha picante
Ingredientes (para 4 pessoas):
1 galinha com cerca de 1,5kg cortada em 8 pedaços
sal e pimenta-preta moída na altura
2 colheres de sopa de azeite virgem extra
1 cebola grande picada (usei uma cebola média)
2 dentes de alho picdos
1 colher de chá de farinha (usei Maizena)
4 colheres de sopa de salsa picada (usei 2)
2 colheres de chá de gengibre ralado (usei 1 colher de gengibre em pó)
1 pitada de acafrão
1 colher de chá de sementes de cominhos trituradas num almofariz (usei cominhos em pó)
2 colheres de sopa de sementes de sésamo (usei 1)
2-3 malaguetas cortadas às rodelas (usei 2 mas vou reduzir, ou retirar as sementes, da próxima vez)
180ml de caldo de galinha (usei 1/2 caldo knorr desfeito em água a ferver)

Preparação:
Tempere a galinha com sal e pimenta. Num tacho, aqueça o azeite e aloure a galinha. Adicione as cebolas e o alho e salteeis as cebolas até ficarem transparentes. Misture a farinha, metade da dose de salsa, o gengibre, o açafrão, os cominhos, as sementes de sésamo e as malaguetas. Acrescente o caldo, tape e deixe cozer, em lume médio-brando, cerca de 45 minutos, ou até a galinha ficar tenra. Sirva quente, polvilhada com a restante salsa e acompanhada de arroz de manteiga. Bom apetite!!!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Dura vida de cão...

Pois é, enquanto eu estou aqui de volta de mais um trabalho que deveria ser fechado hoje - mas esta gente tem a mania de se esquecer de cumprir os prazos que se lhes dá e quem se lixa é o mexilhão, vulgo, eu!! - a D. Pantufa dorme a sono solto na caminha dela, ressona como uma locomotiva e, quando acorda, vai de se rebolar de satisfação de papo para o ar... e eu que trabalhe que ela não quer saber disso para nada!!! Não me importava de ter a vida de cão dela!!!!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Risotto de ervas e limão com bife grelhado

Por estes dias fui ver a minha amiga gravidissima e o que era para ter sido um pequeno-almoço prolongosse para o almoço e quase o lanche. Enquanto lá estava, pus-me a olhar para os livros dela e descobri uma preciosidade: "O pequeno grande livro de cozinha". Tem receitas fabulosas e ela emprestou-mo para experimentar algumas durante esta semana. Entretanto já tratei de encomendar um exemplar para mim, só espero que a editora tenha.
O risotto que aqui vos deixo hoje é baseado numa receita desse livro, com algumas pequenas alterações. Servi com um bife do acém redondo grelhado e regadinho com sumo de limão (adoro carne grelhada com sumo de limão).

Risotto de salsa e manjericão
Ingredientes:
2 colheres de sopa de tutano de boi picado (não usei)
2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de azeite virgem extra
2 dentes de alho picados
1/2 cebola picada (não faz parte da receita original)
450gr de arroz arbório
750ml de caldo de carne (usei cerca de 450ml de caldo de carne knorr dissolvido em água quente)
4 colheres de sopa de manjericão picado
4 colheres de sopa de salsa picada
sal e pimenta preta moída na altura
6 colheres de sopa de queijo Pecorino ralado na altura (usei mozzarella)
raspa de um limão (não faz parte da receita original)

Preparação:
Dissolva o tutano numa frigideira funda em lume branco. Adicione a manteiga, o azeite, o alho e a cebola e salteei durante um minuto. Aumente o lume para médio-alto e adicione o arroz. Deixe cozer durante 2 minutos, mexendo sempre. Comece a adicionar o caldo, 1/2 chávena (ou uma concha de sopa) de cada vez. Deixe cozer, mexendo sempre, até o caldo ter sido todo absorvido e o arroz estar cozido (cerca de 15-18 minutos). Alguns minutos antes de o arroz estar pronto, junte o manjericão, a salsa e a raspa do limão. Tempere com sal e pimenta. Adicione o queijo, mexa bem para incorporar, retire do lume e sirva.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A luta do Matias - objectivo alcançado em 3 dias!

A Ameixa do blog Canela Moída tem um amigo de quatro patas chamado Matias, um gatinho recolhido na rua há ano e meio e que faz as delícias lá de casa. Mas, tal como nós, os nossos amigos de quatro patas também ficam doentes e o Matias, depois de vários exames e análises, medicamentos e médicos, precisa agora de fazer uma Ressonância Magnética. Quem tem animais sabe que cuidar da sua saúde é tão ou mais caro do que cuidar da nossa, mas não há nada que nós façamos por eles. Se umas simples análises já são caras, imaginem uma ressonância magnética. Infelizmente, ela sozinha, por diversas razões adversas que neste momento está a passar, não consegue comportar sozinha o valor do exame e a Abelha Maia do blog A colmeia da abelha decidiu lançar um apelo e pedir a ajuda de todos nós para que o Matias possa fazer o exame.
Eu já contribuí e como amante de animais que sou, ou a minha bebé não fosse esta coizinha fofa que está aqui no lado direito, resolvi colocar aqui o apelo e os links dos blogs, para que possam também os e as internautas que me visitam conhecer melhor esta história e, quem sabe, ajudar.
Aqui fica apenas um trecho da luta do Matias nestes quase dois anos de vida, contado pela Ameixa:

"O Matias é um gato jovem, tem 1 ano e sete meses. Encontrei-o no início do Verão de 2008, pesava 400 gramas e trouxe-o para casa. Durante um ano esteve bem, cresceu e tornou-se num gato muito meiguinho e companheiro. Em Junho de 2009 teve o primeiro de uma série de ataques epilepticos, levei-o ao veterinário e começou a tomar luminaletas, primeiro duas por dia e depois três porque só duas não faziam efeito. Ficou controlado, um gatinho normal e mimado. No início de Outubro de 2009 começou com problemas urinários, tomou uma série de antibióticos julgando que seria infecção urinária mas, após um internamento para algaliação e análise da urina, descobrimos que tem cálculos urinários (estruvites) e a alimentação tem que ser especial e de luxo, só pode comer Royal Canin. As marcas mais baratas fazem-lhe mal. No primeiro dia de Janeiro de 2010 o Matias começou a comportar-se de modo estranho, perde a força e cai como se estivesse adormecido. Depois de uma ida ao veterinário resolveu-se diminuir a dose de luminaletas, pois poderia estar em excesso e a prejudicar o funcionamento cerebral. Tiramos apenas meio comprimido por dia e, alguns dias depois, o Matias teve 3 ataques epilepticos durante a noite. Voltamos à mesma dose para que não tenha convulsões. Seguiu-se a análise ao sangue que deu normal, o problema é cerebral. Só uma ressonância nos pode dizer o que ele tem."
Ps: esta é uma foto do Matias que retirei do blog Só possuídos, para que vejam a pérola que estão a ajudar. Ameixa, se quiseres que a retire é só dizeres, coloquei porque acho que todos devem ver esta coisinha fofa, que precisa da nossa ajuda.                                                                                                                        

domingo, 17 de janeiro de 2010

Fio metalizado com pedras pretas

Esta foi a minha primeira experiência em casa a fazer fios. Fico um tudo nada maior do que esra suposto, mas gostei bastante do resultado final e já o usei e tudo :)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Brincos de bronze

Estes brincos foram feitos durante o fim-de-semana, para testar em casa o que tinha aprendido na primeira aula... são para mim ;)

Gilmore Girls ou "Tal mãe, tal filha"

Gosto imenso de ver séries e desde que tenho cabo que deixei de ver os canais nacionais que, na minha opinião, não têm qualidade nenhuma! Mas pronto, pormenores.
Há uns dias estava em a fazer zapping, passei pela Sic Mulher e reparei que o programa que ia dar a seguir ao que estava em transmissão era o "Tal mãe, tal filha". Por momentos não me apercebi do programa que era, porque para mim elas serão sempre as Gilmore Girls, mas quando percebi fiquei cheia de nostaligia e vontade de rever uma das minhas séries favoritas.
Gilmore Girls conta a história de uma jovem mãe de 32 anos, com uma filha de 16, com quem tem uma relação muito especial e por quem está disposta a fazer tudo. Ao longo de sete anos, a história desenrola-se em torno das suas vidas, amores e desamores, com diálogos rápidos e cheios de referências culturais e sociais que nos fazem pensar na vida e na felicidade. O final da série é inesperado e deixa-nos com uma ponta de esperança de, um dia, voltar. Com o remake de tantos êxitos dos anos 90, como o Melrose Place e o Beverly Hills 90210, as Gilmore Girls podem até voltar, mas a cumplicidade entre Lauren Graham (a mãe, Lorelay) e Alexis Bledel (a filha, Rory) e o humor sarcástico dos diálogos e as expressões destas duas grandes actrizes será quase impossível recuperar... Na Sic Mulher, todos os dias, 3 vezes ao dia, para relembrar.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Uma Câmara diferente

Quando estive em Basileia, por altura do último Europeu de Futebol, aproveitei para passear pela cidade e tirar umas fotos enquanto o namorado tinha de trabalhar. Esta foto é da Câmara Municipal de Basileia, um edifício antigo e belíssimo, tanto por dentro como por fora, digno de albergar um museu.
Mesmo em frente ao edifício estava um homem estátua... português!!! Reparem na bandeira e nas roupas do senhor. Também a Câmara Municipal tem uma bandeira portuguesa hasteada.

Caixa de café Nespresso

Andei meses a fazer esta prenda para o meu amor... Não é que fosse difícil mas pelo caminho meteram-se outros trabalhos e a caixinha dele foi ficando para trás. Terminei-a ontem para lhe dar e acho que ficou engraçada. Ele, pelo menos, diz que gostou :)




A caixinha é em madeira de pinho e foi pintada com tinta acrílica, decorada com guardanapo com a técnica de decoupage e com grãos de café verdadeiros colados com cola quente nos lados da caixa.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A minha agenda

Lembram-se, há muitos anos, daquela música que dava todos os natais e que dizia "P'ró Natal, o meu presente, eu quero que seja... A Minha Agenda, A Minha Agenda..."
Bem, comprei a dita agenda dois anos seguidos e gostava imenso dela mas não escrevia lá nada, afinal, andava no ciclo e não tinha compromissos para anotar na agenda. Há medida que o tempo foi passando, e porque nunca tive muita paciência para escrever diários (ouvi algures num filme que só as meninas bem comportadas escreviam diários, as outras não tinham tempo, mas eu era bem comportada...), as minhas agendas foram servindo como um relato da minha vida e acompanham-me há vários anos.
Este ano, resolvi decorar a minha agenda e pûs-lhe esta capa feita com tecido que comprei na Ikea... mas confesso que ainda tenho de aperfeiçoar a técnica e começar a brincar com os tecidos, fitas e gregas :)

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Bonecas de pano

Ainda não tinha colocado aqui estas coisinha gira que fiz no Verão no workshop de bonecas de pano da Ventos de Cor. Gosto muito destas bonecas e acho que as crianças, no meio dos gagets e das winx e tal também gostam destas coisinhas fofas. Esta foi a primeira que fiz, mas já tenho ali material para fazer mais :D

Carne de porco à alentejana

Este é um dos meus pratos favoritos, contudo, não sou fã de amêijoas. Quando era pequena, tive um encontro de 3º grau com a casca de uma amêijoa no parque infantil onde costumava brincar e aquilo cheirava tão mal que fiquei com o cheiro nas mãos durante uma eternidade! Resumindo... amêijoas só à bulhão pato e é porque só sinto o gostinho do molho!
Então, quando faço carne de porco à alentejana não uso amêijoas. É claro que o sabor fica ligeiramente diferente, mas fica óptimo na mesma. Porque não fazer carne de porco à portuguesa, podem perguntar... porque também não sou fã de pickles! A receite original é do site Gastronomias. Segui tudo, menos as medidas (que faço sempre a olho) e as amêijoas! :D



Carne de porco à alentejana
Ingredientes:
2,5 dl de vinho branco
800 grs de carne de porco tenra
3 dentes de alho
2 colheres de (sopa) de massa de pimentão
sal e pimenta q.b.
1 raminho de coentros
2 folhas de louro
1 limão (não usei)
125 grs de banha
800 grs de amêijoas

Preparação:
Corte a carne em cubos com cerca de 30 grs cada e tempere com massa de pimentão, o alho esmagado, as folhas de louro, sal e pimenta e o vinho branco. Envolva tudo muito bem e deixe nesta marinada cerca de 4 horas. Entretanto, ponha as amêijoas em água com sal durante 2 horas para perderem a areia; findo esse tempo lave-as muito bem em água corrente.
Deite a banha numa frigideira grande e, quando estiver quente, deite a carne bem escorrida e deixe fritar, mexendo de vez em quando, até ficar frita e loura; junte depois o líquido da marinada e deixe ferver cerca de 2 minutos e junte depois as amêijoas. Vá mexendo e logo que as amêijoas estejam abertas, junte os coentros picados e as batatas - cortadas em cubos - previamente fritas.  Misture bem e sirva imediatamente decorado com gomos de limão.
Bom apetite!

domingo, 10 de janeiro de 2010

Anel 2

Este foi outro anel que fiz na aula, se bem que não ficou exactamente como estava à espera...

sábado, 9 de janeiro de 2010

Viver na água...

Já não colocava uma foto de uma das minhas viagens há muito tempo por isso hoje decidi colocar uma de Amesterdão, onde estive em Setembro. Adoro casas-barco! Acho-as super românticas e devem ser fantástico morar, ou pelo menos passar uns dias, numa casa destas. Sempre que via uma lá pegava eu na máquina e click :D
Existem de todas as formas e feitios. Estas assemelham-se a uma casa pré-fabricada ou a uma casa modular, mas em vez de estarem em terra estão na água. Outras casas são mesmo em barcos ou barcaças e são giríssimas. Actualmente, já não são permitidos mais barcos-casa nos canais, por isso se quiser experimentar morar num barco-casa, só mesmo comprando um que tenha licença ou arrendandoum  para uns dias românticos. ;)




sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Anel

Para fazer conjunto com o fio e os brincos... :D



Frango grelhado com legumes salteados e arroz de coentros

Este é o único prato do almoço de Natal com os amigos que ainda não tinha postado. Andava a guardá-lo para uma ocasião especial e... não, não é esta, mas apeteceu-me :D
É muito fácil e rápido de fazer, e fica muito saboroso. A receita do frango é do meu namorado, a do arroz é da minha tia e a dos legumes é uma invenção minha. Acompanhámos também com uma saladinha básica. Experimentem :D



Frango grelhado
Ingredientes:
2 bifes de frango por pessoa cortados em strogonoff (eu não os cortei)
raspa de um limão
azeite q.b.
louro
alho picado
1 cerveja

Preparação:
Marinar os bifes de véspera com os ingredientes acima. Escorrer os bifes e grelhar.

Arroz de coentros
Ingredientes:
1 chávena de arroz (para duas pessoas)
1 chávena de água quente
um fio de azeite
meia cebola picada
uma folha de louro
1/2 caldo knorr de galinha
sal q.b.
coentros a gosto

Preparação:
Refogue a cebola picada com o louro no fio de azeite. Quando a cebola estiver translúcida, adicione o arroz e mexa. Quando o arroz começar a ficar louro, junte a água quente, o caldo knorr e o sal. retire do lume e deixe arrefecer um pouco, cerca de 5 minutos. Volte a pôr a panela ao lume (brando) para cozer o arroz. Retire quando estiver pronto e adicione os coentros picados.

Legumes salteados
Ingredientes:
Legumes vários (cougette, beringela, feijão-redondo, pimentos, etc)
azeite
alho
salsa

Preparação:
Corte os legumes em rodelas finas ou em palitos (atenção à quantidade, um exemplar de cada - excepto o feijão-redondo - chega bem para 4 pessoas). Salteie tudo numa wok ou frigideira com um fio de azeite e o alho esmagado ou picado muito finamente. Faça pouca quantidade de cada vez para que todos os legumes salteiem da mesma forma. No final, adicione a salsa picada finamente.
Bom apetite!!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Fatias douradas

Quando chega o tempo frio, o que mais gosto de comer ao lanche são fatias douradas (ou rabanadas, como preferirem). Confesso que só gosto delas quentes, acabadinhas de fazer, um pouco como as farturas, outro doce do qual sou fã incondicional desde que me conheço como gente. Todos os sábados lá ia eu para a fila das farturas, que era gigante (!), a única coisa que me deixava menos chateada por a minha mãe me obrigar a sair da cama cedo para ir com ela ao mercado - só para ajudar a carregar os sacos enquanto o meu querido paizinho dormia a sono solto!!! Bem, como estava a dizer, onde moro havia farturas todos os sábados. Duas irmãs e a mãe faziam as melhores farturas que alguma vez comi. Não vale a pena, por mais que experimente outras, não há melhor do que aquelas. Mas depois vieram aquelas exigências todas com espaço com esta e aquela dimensão, gastos para aqui e para ali, e perdemos um dos maiores ícones graças ao nosso querido presidente da Junta (que não deve gostar de farturas, com certeza).
De modos que, agora, só me posso consolar com as belas das fatias douradas, que faço de forma mesmo básica, mas muito apetitosa :D



Para quem quer experimentar fazer, aqui fica a receita.

Fatias Douradas
Ingredientes:
Um papo-seco duro
leite q.b.
1 ovo
óleo
açucar granulado q.b.

Preparação:
Bata o ovo muito bem num prato fundo. Noutro coloque o leite. divida o papo-seco em duas metades, mergulhe-as no leite e, depois, passe pelo ovo. Frite em óleo bem quente. Retire, coloque sobre papel de cozinha para absorver o óleo em excesso e polvilhe de ambos os lados com o açucar. Sirva com leite simples quente.

O primeiro fio...

Pois é, já tinha dito que gosto de muita coisa, não disse? Lá para Novembro do ano passado, comprei umas aulinhas de bijuteria, que é algo que adoro e tenho imenso e gostava de aprender a fazer. Mas o excesso de trabalho, a falta de tempo, as viagens e, acima de tudo, a preguiça, levaram-me a ir adiando, adiando, adiando as aulinhas até ontem!
Em duas horas fiz 2 fios, dois anéis, uma pulseira e um par de brincos! Isto assim vai render!!!
Aqui fica o primeiro fio, a primeira experiência enquanto artesão de bijuteria... É um fio básico mas é por baixo que tem de se começar, certo? ;)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Costeleta simples com arroz de manteiga

Eu sei que é suposto colocarmos receitas extravagantes e estranhas nos nossos blogs mas, muitas vezes, quem está a começar a cozinhar precisa de uma mãozinha e vem até à world wide web em busca de receitinhas básicas, para começarem. Por isso, aqui fica mais uma receita bem básica e fácil de fazer, para um dia de semana sem inspiração ou para quem tem medo de arriscar tão cedo pratos mais elaborados.


Costeleta simples com arroz de manteiga
Ingredientes:
2 costeletas de porco por pessoa (ou 1 se comerem pouco... eu como muito ;))
massa de alho
uma chávena de arroz
2 chávenas de água
sal q.b.
meio caldo knorr de galinha
cerca de 30g de margarina vaqueiro (passe a publicidade)

Preparação:
Tempere as costeletas com massa de alho e frite-as em azeite bem quente até estarem do seu agrado.
Entretanto, aqueça a água numa panela, juntamente com o sal, o knorr e a margarina. quando o knorr estiver desfeito e a margarina derretida, adicione o arroz previamente lavado e cozinhe em lume brando durante cerca de 10 minutos. Sirva com as costeletas e uma salada verde.
Bom apetite!

domingo, 3 de janeiro de 2010

Bacalhau assado com açorda

Nunca fui grande fã de açorda mas, com o tempo, tenho vindo a aprender a apreciar este prato tipicamente alentejano. Ainda assim, e apesar de o meu pai fazer açorda todos os sábados para o almoço, só como de vez em quando. Desta vez, foi acompanhada de bacalhau assado na brasa. Aqui fica a receita.




Bacalhau assado com açorda
Ingredientes:
Para o bacalhau
2 postas de bacalhau demolhado
azeite q.b.
alho picado
cebola picada
salsa picada

Para a açorda
alho picado
coentros picados
sal
pimento verde picado
tomate picado
azeite
fatias de pão
água a ferver

Preparação:
Coloca-se o bacalhau a assar na brasa. Quando estiver pronto, desfia-se, descartando as espinhas e as peles. Tempera-se com o alho, a cebola e a salsa picados e com um fio de azeite.
Entretanto, enquanto o bacalhau assa,coloque a água numa panela a ferver e moa - numa saladeira e com um pilão - o alho, os coentros e o sal. Adicione o pimento e o tomate picados finamente e regue com um fio de azeite. Coloque por cima as fatias de pão. Quando a água estiver fervida, verta sobre o pão, tape a saladeira com um pano e deixe repousar para o pão absorver o líquido. Passados 5 minutos, destape e com a ajuda de duas colheres migue o pão e misture todos os ingredientes. Sirva com o bacalhau.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Castanhas em casa

Com o tempo frio dá aquela vontade de comer castanhas assadas acabadinhas de fazer, mas nem sempre temos um vendedor de castanhas à porta de casa ou um assador para usar. Estas fiz no outro fim de semana. Comprei já não me lembro que quantidade, dei um corte nas ditas, salpiquei com sal e levei ao forno a assar. Num instante tinha castanhas prontas para satisfazer o apetite. Simples, fácil, rápido e muito prático, sem precisar de panelas especiais nem folhas de listas telefónicas ou jornais para as guardar.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails