segunda-feira, 31 de maio de 2010

30 primaveras

Pois é, ontem fiz 30 aninhos, daí a ausência no fim-de-semana. Quinta e sexta foram dias de muito trabalho e depois, na sexta à noite, rumei a norte com alguns amigos para um fim-de-semana radical para comemorar as minhas 30 primaveras feitas a 30 de Maio :) Todos os anos gosto de me presentear, tanto nos anos como no Natal, com alguma coisa especial... Este ano já comprei algumas coisinhas e ainda estou a ponderar a última prenda, mas, para já, comprei quatro livros de receitas (entre os inúmeros que comprei e sem ter ido à Feira do Livro - gosto de gastar dinheiro, tá visto!). Dois deles estão para chegar, estes comprei fisicamente e estou ansiosa para começar a folheá-los e a experimentar as receitas fantásticas que trazem :) Depois mostro todinhas :) Beijinhos gds

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Croquete-refeição

Entre os blogs que vejo está o Outras Comidas, através do qual tenho aprendido bastante sobre a gastronomia nacional. Numa das minhas muitas passagens por lá, encontrei estes croquetes-refeição que me ficaram na memória. Por estes dias tive uma encomenda de croquetes para a mãe de uma amiga e, como sobra sempre, resolvi experimentar estes. Segui à risca a receita da massa de croquete e com algumas sobras fiz estes dois croquetes que serviram de refeição um dia, ao almoço.

Croquetes-refeição

Ingredientes:
Massa de croquete
Arroz de manteiga, carolino
Espinafres ou grêlos, salteados em azeite e alho
Pão ralado grosso
Ovo batido
Óleo ou azeite refinado, para fritar
 
Ingredientes para a massa de croquete (dá para cerca de 4 dúzias):
0,5 Kg de carne de vaca para estufar, limpa.
0,5Kg de carne de porco ( ex: da Pá).
350 gr de chouriço sem pele.
100 gr de banha de porco ou margarina.
½ noz moscada ralada na altura (ou 1 colher sobremesa cheia da já moída).
1 colher de sopa de alho seco em pó.
1 colher de sopa de salsa picada fina.
150 gr de parmesão ralado (ou queijo seco que tenha em casa).
Sumo de 2 limões médios.
250 gr (+/ -) de pão ralado seco.
Sal e pimenta q.b.
Ovo batido e pão ralado q.b. para panar
 
Preparação:
Massa de croquete - Coza as carnes e o chouriço, durante 30 minutos, cortados em pedaços e cobertos de água com um pouco de sal. Escorra, reserve o caldo da cozedura e deixe amornar.
Passe as carnes por um moinho e reserve (eu usei uma mini-picadora e ficou fantástico!).
Num tacho derreta a banha e adicione, não deixando queimar, a noz moscada, o alho e, logo a seguir, o caldo da cozedura. Deixe levantar fervura e tempere de sal e pimenta.
Junte ao caldo a ferver as carnes picadas, mexendo bem. Se necessário junte leite até que a consistência seja bastante "molhada", mas não líquida, qualquer coisa como a consistência de puré de batata mole. Volte a levar ao lume a ferver, junte o parmesão e a salsa, prove de novo e rectifique os temperos. Junte então o pão ralado e mexa até conseguir uma consistência firme e moldável com toda a facilidade.
A quantidade de pão ralado a juntar à carne é proporcional à quantidade de líquido que a massa apresenta. Só está pronto quando a massa for bem difícil de mexer com a colher de pau e estiver bem seca, sem agarrar aos dedos.Retire do lume e junte o sumo de limão. Mexa. Deixe arrefecer. Forme com a massa, bolinhas ou a tradicional de forma de croquete, passe por ovo batido e pão ralado.
 
Croquete-refeição - Forre o fundo e os lados de um aro de corte (dos biscoitos) com massa de croquete, cerca de 1cm de espessura. Encha até 1 cm do bordo da massa com arroz de manteiga e faça neste um buraco no meio. Encha este buraco com os espinafres e feche o conjunto com uma rodela de massa de croquete. Desenforme, passe por ovo batido e pão ralado grosso e frite em óleo ou azeite refinado. Sirva quente ou frio, com ou sem acompanhamento.

Alfinete tons terra

O outro alfinete feito nos últimos tempos... Infelizmente, ou felizmente, o volume de trabalho tem sido tanto que não tenho conseguido fazer mais peças para vos mostrar, mas conto conseguir trazer algumas na próxima semana. Beijinhos a todas!

terça-feira, 25 de maio de 2010

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Frango com cogumelos

Por estes dias o meu namorado conseguiu cozinhar para mim, coisa que não fazia há imenso tempo. Ele adora cogumelos e eu confesso que tenho uma relação ambígua com os ditos, tanto gosto como não gosto :) Sou estranha, eu sei, loll, mas acho que tem a ver com a forma como são preparados. Por isso, quando ele me disse que ia fazer frango com cogumelos fiquei com receio, mas afinal gostei do resultado final. :)

Frango com cogumelos

Ingredientes (para 4 pessoas):
1 frango cortado em pedaços
sumo de um limão
uma cerveja
7 dentes de alho
duas folhas de louro
azeite q.b.
2 cebolas
2 tomates
1 malagueta
2 ou 3 tiras de pimento vermelho
1 embalagem de cogumelos frescos 
sal q.b.

Preparação:
Tempere, de véspera, o frango com 3 dentes de alho, o sumo de limão, o azeite, o louro e a cerveja. Numa panela de pressão, refogue, em azeite, as cebolas cortadas em rodelas, os alhos restantes, os tomates, a malagueta e o pimento vermelho, em lume brando. Quando os vegetais estiverem macios, junte o frango e cozinhe em lume forte até ganhar cor. Desligue o lume, adicione os cogumelos cortados em lâminas e cubra com água. Feche a panela de pressão e cozinhe durante 10 a 15 minutos após começar a apitar. Desligue e abra a panela. Se tiver muita água, coloque a panela novamente no fogão, em lume brando, para evaporar a água e engrossar o molho. Sirva com arroz branco. Bom apetite!

domingo, 23 de maio de 2010

Prenda da Vânia - Cinco Sentidos na Cozinha

O blog da nossa querida Vânia, o Cinco Sentidos na Cozinha, fez anos recentemente e ela desafiou-nos a fazer uma receita dela para comemorar o seu aniversário. Eu escolhi a Bruschetta de bacon e cogumelos, que podem ver aqui. Esta semana recebi pelo correu um miminho dela, em forma de agradecimento pela participação. Vou começar já a ver receitas que me inspirem para experimentar esta mostarda que ela me enviou :) Obrigada Vânia, beijinhos :)

sábado, 22 de maio de 2010

Santas Cruzes

Sabem quando regressamos de férias a precisar de férias das férias? Pois, estou nessa fase e o regresso ao trabalho foi em grande, como é habitual, com imensa coisa para fazer e sem tempo para mais nada... se a isso somarmos uma vida social anormalmente activa, esta semana e a próxima não me deixam tempo para mais nada e só cos«nsigo ir vendo os vossos blogs de fugida, com muita pena minha...
Como gosto de fazer ao sábado, vou postar uma foto, ou várias, neste caso. São imagens das santas cruzes, altares feitos em honra de S. Bento, o santo padroeiro da terra do meu pai, para pagamento de promessas. A festa é sagrada para mim e vou todos os anos. Entre estar com os amigos e os copos na barraca do motoclube, eu e a minha tia gostamos de visitar as Santas Cruzes. Cada um enfeita a cruz à sua maneira e as casas e ruas ficam dias a cheirar a rosmaninho, mas é uma bonita tradição, acompanhada da procissão de quinta à noite, que traz o Santo da igreja do cemitério para a igreja da aldeia, do desfile de grupos corais na sexta à noite pelas ruas da aldeia, e da procissão de domingo de manhã, que leva o santo para o altinho, o ponto alto da festa. Pelo meio há os eternos bailes, concertos de música ligeira, carrinhos de choque e carrocéis, barracas de pipocas, farturas e algodão doce e a ida à discoteca até de manhã :D
Como é bom viver no campo!!!



quarta-feira, 19 de maio de 2010

terça-feira, 18 de maio de 2010

Brincos vermelhos

A Ana não gosta de brincos muito compridos e pediu-me para lhe fazer uns vermelhos, simples. Fiz duas versões para ela escolher, esta é a primeira, amanhã mostro a segunda.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Brincos Hello Kitty

Uma das minhas amigas é super fã da Hello Kitty, por isso resolvi fazer estes brincos para ela com a gatinha... Acho que ficaram giros :) Boa semana!

domingo, 16 de maio de 2010

Risotto de alheira com vegetais grelhados

Olá a todos! As férias já se acabaram (infelizmente) mas foram muito boas! Estive na Polónia, passei por Varsóvia, Gdansk, Poznan e Cracóvia, visitei Auschwitz e as Minas de Sal e lá para a frente coloco algumas fotos, para verem :) Agora, vamos a uma receitinha que estava aqui guardada para ser postada...  Há uns tempos comprei alheira com o objectivo de fazer arroz de alheira. Fiz algumas pesquisas e encontrei no blog "As minhas receitas" esta receita de risotto de alheira e resolvi experimentar, com pequenas alterações, claro, loll. Gostei muito do resultado final, ficou muito saboroso!! Mas da próxima vez uso só metade da alheira ;) Acompanhei com legumes grelhados, uma vez que o arroz já tinha carne. Para repetir!!

Risotto de alheira com vegetais grelhados
 
Ingredientes:
1 chávena de chá de arroz arbório
caldo de galinha quente
1 cebola pequena
azeite
sal e pimenta
1 alheira de boa qualidade
1 copo de vinho branco (100ml)
50 gr de queijo parmesão ralado na hora (usei mozzarella)
pimenta rosa para decorar (não usei)
um molho de espargos
beringela
2 dentes de alho
limão

Preparação:

Pique a cebola e leve-a alourar num tacho juntamente com o azeite. Junte a alheira sem a tripa e frite por alguns minutos. Adicione o arroz e envolva bem.Reduza o lume para o mínimo, junte um copo de vinho branco e, sem para de mexer, deixe o vinho ser absorvido na totalidade.
Comece depois, aos pouco e poucos, e sem nunca parar de mexer, a juntar o caldo de galinha, uma concha de sopa de cada vez. Quando a primeira concha tiver sido absorvida, adicione a segunda e assim sucessivamente.Tempere de sal e pimenta e, assim que sentir o arroz cozido mais ainda firme, cerca de 35 minutos, junte o queijo e mexa bem. Pouco antes de o arroz estar pronto, retire as pontas duras aos espargos e lave-os. Corte a beringela em fatias com cerca de 1cm de espessura. Num prato, coloque o azeite e esprema os alhos, mexa de modo a que estes aromatizem o azeite. Embeba os espargos e a beringela no azeite. Grelhe os vegetais a gosto. Retire da grelha, salpique com sal e pimenta preta moída, regue com um fio do azeite de alho e termine com umas gotas de limão. Sirva com o arroz. Bom apetite!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Férias

Pois é, esta semana foi de loucos a ultimar as coisas para poder ir de férias amanhã e não consegui colocar mais coisas que tenho aqui guardadas e agora estou de voltas das malas, a tentar decidir o que levar! Vou estar fora durante a próxima semaninha, mas regresso no dia 16, com mais umas receitinhas que aqui tenho e umas molduras que terminei agora de fazer :) Até lá, beijinhos para todas!!!

terça-feira, 4 de maio de 2010

A primeira vela

 Gosto imenso de velas e andava há muito tempo a querer aprender a fazê-las. Um destes fins-de-semana lá fui fazer um workshop de velas e sabonetes e este foi o resultado. Gostei da experiência e já estou a preparar as coisas para fazer mais umas quantas velinhas em casa :) Quanto aos sabonetes, mostro num próximo post. Boa semana a todos!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails