terça-feira, 31 de agosto de 2010

Massa de arroz com frango e vegetais

Por estes dias estava a pensar como faria os peitos de frango que tinha descongelados e depois de dar uma volta pela despensa, encontrei uma embalagem de molho para wok, comprada no Jumbo (se não me engano) e decidi usá-la. Fiquei surpresa com o resultado final, gostei imenso do sabor e não é a primeira vez que utilizo estes molhos e o resultado costuma ser sempre bastante bom. :)
A receita...
Ingredientes:
1 peito de frango
1/4 pimento vermelho
1/2 pepino
1/2 courgette
4 espargos brancos de conserva (eram os que tinha)
cogumelos laminados q.b.
rebentos de bambú q.b.
sal e salsa q.b.
massa de arroz
uma embalagem de molho de caju para frango
óleo de amendoim q.b.

Preparação:
Corte o peito de frango em cubos pequenos e tempere-o com o sal. Salteei o frango em óleo de amendoim na wok. Quando o frango estiver corado, adicione os legumes cortados (o pimento e os espargos) e fatiados (o pepino, a courgette, os cogumelos). Ao fim de um minuto, adicione a embalagem de molho. Salteei tudo e antes de desligar acrescente a salsa picada. À parte, coza a massa conforme indicação na embalagem e quando estiver pronta, adicione à wok e envolva. Bom apetite!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Incêndios em Alverca

Na 4ª feira, a cidade de Alverca foi assolada por dois incêndios de média/grande dimensão, que deflagraram com uma diferença de duas horas, em pontos distintos da cidade. As causas ainda estão por apurar, mas os responsáveis consideram a situação "estranha", como é óbvio. Estas são apenas algumas das imagens que recolhi no local e que mostram a intensidade de um dos incêndios e o trabalho de bombeiros e população no combate às chamas.


video
video
video

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Fio pendente verde

Esta foi a prenda de anos de uma amiga, que gosta bastante de bijutaria e que já tem outras peças minhas. Acho que ficou engraçado, não sabia bem o que fazer com esta corrente maior e gostei do resultado final, acho que ficou a cara dela :P

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Brincos Portugal

Usei umas bases de brincos maiores para fazer estes brincos, de que gostei bastante :) Tenho mais uns quantos feitos, do mesmo género, mas ainda não fotografei! ihihih
Nestes usei peças acrílicas transparentes e vermelhas e verdes (daí o nome Portugal, lolll, só falta o amarelo no meio) 

domingo, 22 de agosto de 2010

Pelas "estradas" do Guadiana

Sempre tive imensa curiosidade em visitar Alcoutim, mas ainda não tinha tido oportunidade. Este Verão, entre o Algarve e o Alentejo, no caminho pela serra, a vila estava ali tão perto que decidi fazer um pequeno desvio de 8km para a ir conhecer. Não a vi a fundo, nem seria possível no pouco tempo em que lá estive e é um local que merece, sem dúvida, uma maior paragem. Mas para recordar, aqui fica uma bela imagem do rio Guadiana, com bastante água para nos animar a vista :)
Bom resto de fim-de-semana!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pulseira roxa e rosa

Depois da pulseira que fiz especialmente para a Diana, do blog Lua Encantada, resolvi começar a fazer mais pulseiras do género. Esta é em roxo, com pedras acrílicas rosa, branco, e pendentes metalizados. Disponível.

Bom fim-de-semana!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Frango assado com mostarda e sementes de papoila

Há tempos, estava num daqueles dias em que não sabia o que haveria de fazer com o frango que tinha para preparar e dei uma vista de olhos por alguns dos meus livros de receitas. Queria algo que fosse prático de se fazer e no livro No Forno, da editora Parragon, encontrei esta receita de frango, que resolvi experimentar. Acho que, da próxima vez, utilizo uma mostarda com um sabor mais acentuado.

A receita...
Ingredientes (para 4 pessoas - medi a olho para 1 pessoa)
4 bocados de frango grandes ou 8 pequenos
4 colheres de sopa de manteiga derretida
4 colheres de sopa de mostarda suave tipo americana
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de sopa de açúcar amarelo
1 colher de chá de pimentão-doce
3 colheres de sopa de sementes de papoila
sal e pimenta moída no momento
4 batatas médias cortadas em gomos pequenos
azeite
ervas aromáticas

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque os pedaços de frango numa assadeira, sem os sobrepor. Que quiser, faça pequenos golpes nas zonas mais grossa da ave. Reserve. Numa tigela, misture muito bem a manteiga derretida com a mostarda, o sumo de limão, o pimentão-doce, o sal e a pimenta. Utilize parte desta mistura para pincelar o frango e leve a assar durante cerca de 40 minutos, ou até a carne estar bem cozinhada e dourada. Entretanto, disponha as batatas numa assadeira, sem as sobrepor, e tempere-as com azeite, sal, pimenta e ervas aromáticas a gosto. Quando tiverem passado cerca de 20 minutos, coloque as batatas no forno e vire os pedaços de frango, pincelando-os com o resto do molho e polvilhando com metade das sementes de papoila. Pouco antes de terminar de cozinhar o frango, torne a virar os pedaços de carne e polvilhe com as restantes sementes de papoila. Sirva acompanhado das batatas. Bom apetite!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Brincos azuis

Mais uma encomenda de brincos :) Tenho de fazer mais uns quantos deste género, ficam giros e diferentes, não acham? :)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Costeletas de borrego com "salsa" de azeitonas

Já tinha experimentado esta receita do canal americano de culinária, Foodnetwork, e gostei bastante. Por isso, no outro dia, resolvi voltar a fazer estas costeletas de borrego acompanhadas de "salsa" - uma espécie de salada, neste caso - de azeitonas. Experimentem, de certeza que vão gostar!

A receita...
Ingredientes (para 2 pessoas - eu faço a olho):
1/4 colher de chá de orégãos
1 colher de sopa mais 1 colher de chá de sumo de limão
2 colheres de chá de azeite
1/4 chávena de azeitonas pretas cortadas em pedacinhos
6 costeletas de borrego
1 tomate-chucha pequeno, sem sementes, cortado em cubos
2 colheres de sopa de cebola picada
1/2 colher de sopa de salsa fresca picada
1/4 colher de chá de raspa de limão


Preparação:
Num prato, misture os orégãos com a colher de sopa de sumo de limão e com uma colher de chá de azeite. Embeba as costeletas de borrego no molho, tempere-as com sal e pimenta, coloque numa assadeira (também as pode grelhar) e leve ao forno até estarem do seu agrado.
Numa tigela, misture o tomate, a cebola, as azeitonas, a salsa, a raspa de limão, o restante sumo de limão, a colher de chá de azeite, e tempere com sal e pimenta. 
Sirva as costeletas com a "salsa" por cima, acompanhadas de arroz de manteiga. Bom apetite!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

domingo, 15 de agosto de 2010

Alentejo profundo

Depois de uns merecidos dias de repouso no Algarve, passei mais uns dias no Alentejo, em casa dos meus avós. O caminho entre estas duas regiões, feito pela serra, é bastante bonito e mostra-nos uma outra face do Alentejo que não estamos habituados a ver, como esta bacia de água, de uma barragem algures (não faço ideia onde), na qual apetecia tanto mergulhar para acalmar os quase 40ºC que se faziam sentir :)

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Rojões com arroz

Tinha alguns rojões no congelador a precisarem de destino, mas não sabia bem o que lhes fazer. Então, decidi fazer algo rápido e aproveitar umas sobras de arroz de manteiga que tinha no frigorífico.

A receita...
Ingredientes:
300 gr de rojões
massa de alho
sal e pimenta preta q.b.
um ovo
sobras de arroz
azeite q.b.

Preparação:
Tempere os rojões com sal, pimenta e a massa de alho e frite em azeite bem quente. Sirva com um ovo estrelado e o arroz. Bom apetite!

Brincos de bronze castanhos

Estes brincos foram um pedido da Marisa, eu gostei bastante do resultado final e acho que ela também... :)

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O presente da Diana

Em Julho, a Diana, do blog Lua Encantada, resolveu fazer um concurso de caixas. Eu tinha acabado de conhecer o blog dela e resolvi participar com a caixa de bijutaria da vaca que fiz para oferecer de prenda de anos a uma amiga. No meio de tantas caixas lindas, a Diana e o Bernardo, o filho dela, acabaram por escolher a minha :) Desde esse dia temos trocado e-mails diariamente e mais do que uma vez por dia. É a nova versão de um costume muito antigo... lembram-se de terem amigos por correspondência? Daqueles que nunca chegámos a conhecer mas com quem trocávamos inúmeras cartas? Pois a Diana é a minha amiga por correspondência ao estilo século XXI, sim, porque agora em vez de estarmos uma semana (ou mais) à espera da resposta, ela vem ao fim de alguns minutos, ou algumas horas! A internet é o máximo! Graças a este concurso conheci uma pessoa muito especial, uma mãe dedicada e uma filha amorosa, uma mulher cheia de força que não se deixa ir abaixo e que tem o coração do tamanho do mundo, onde cabe sempre mais um :D Antes de ir de férias acabei por lhe enviar algumas coisinhas (gosto de presentear os amigos e as pessoas de quem gosto) e na segunda-feira recebi a minha prenda do concurso. A Diana mandou-me tanta coisa gira, feita por ela! E enviou-me ainda alguns materiais para as minhas peças. Fiquei muito contente por ter participado no concurso e estou a adorar esta nova amizade :) Obrigada, Diana!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Brincos

Fiz estes brincos para a Ana, que gosta de peças menos elaboradas e não muito compridas. Acho que ela gostou :P

Frango assado no forno

Gosto bastante de frango, é uma ave muito versátil e permite-nos fazer uma imensidão de receitas diferentes. Esta foi retirada do blog Eu Mulher e é muito parecida com a maneira como a minha mãe faz frango assado no forno.


A receita...
Ingredientes:
1 peito de frango (usei duas coxas)
sal e pimenta preta moída q.b.
1 tomate picado
1 cebola picada
4 colheres de azeite extra virgem
Curcuma (opcional - não usei)
3 dentes de alho 
4 colheres de sopa de ketchup (usei 2 pacotes do MacDonald's)
2 colheres de sopa rasas de manteiga

um ramo de salsa (adição minha)

Preparação: 
Corte o frango e tempere com pimenta, sal, curcuma e azeite. Reserve. Pique a cebola, o tomate, o alho e a salsa e distribua por cima do frango. Adicione o ketchup e, em seguida, espalhe a manteiga livremente sobre o frango. Leve ao forno médio para assar durante cerca de 30 minutos, ou até que esteja dourado. Sirva ainda quente com uma salada ou com arroz de manteiga. Bom apetite!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

De regresso...

Bom dia, a todas/os!
Infelizmente, as férias já se acabaram. Foram quase 15 dias de algum descanso (não muito), muito sol, piscina, alguma praia e imenso calor!!! Agora é altura de voltar ao trabalho, aos afazeres diários, às rotinas, às obrigações e aos hobbies, com umas fugidas à praia pelo meio :D. Mas antes da praia, actualizar as minhas visitas aos vossos blogs, porque as férias não deixam tempo para estar agarrada ao pc, lolll.
Neste regresso, deixo aqui uma pulseira ao estilo Pandora, feita a pedido de uma amiga :)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails