sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Doce de framboesa

Este é um dos doces que fiz para os cabazes de Natal que estou a preparar... confesso que não sou grande fã de doces, mas este ficou muito bom! Em termos de quantidade, acabou por render bastante, já que deu para 9 frascos de 135ml. A receita é do livro Empresárias em Casa: Pastelaria, Padaria, Conservas do Círculo de Leitores.

A receita...
Ingredientes:
1 kg de framboesas
700g de açúcar
sumo de um limão

Preparação:
Coloque as framboesas, o açúcar e o sumo de limão num recipiente de vidro ou de aço inoxidável (usei de vidro). Misture bem, cubra com um pano e deixe repousar durante duas horas, para dar tempo ao açúcar para se dissolver e impregnar a fruta. mexa algumas vezes com uma colher de pau. Deite o preparado num tacho e cozinhe em lume brando, mexendo regularmente. Retire as impurezas com uma escumadeira. Mantenha em lume brando até atingir os 106ºC. Nessa altura, apague o fogão, mas mexa ainda durante algum tempo, para evitar que a compota se cole ao fundo do tacho. Para verificar se a compota está no ponto certo, deite um pouco num prato bem frio e passe uma colher pelo meio: se ficar marcado um sulco, a compota está pronta a ser colocada em frascos previamente esterilizados.

Esterilizar os frascos:
Ferva os frascos de vidro e as respectivas tampas numa panela grande e funda, onde fiquem totalmente submersos. Depois de a água levantar fervura, deixe os frascos na água durante 10 minutos, submetidos a lume forte. Retire-os com um alicate e coloque-os a escorrer, de boca para baixo, sobre um pano limpo. Disponha-os num tabuleiro e coloque-os no forno previamente aquecido a 120ºC durante 15 minutos. Deixe arrefecer um pouco. Encha os frascos com o doce ainda quente e deixe cerca de 1 cm livre. Antes de colocar a tampa, limpe-a com álcool e retire o excedente com papel de cozinha. Envolva os frascos em panos brancos, coloque-os dentro de uma panela e aqueça em lume vivo. Deixe-os ferver, totalmente submersos, durante cerca de 10 minutos. Retire-os e deixe arrefecer sobre uma tábua de madeira. Se o processo de esterilização for bem-sucedido, as tampas metálicas baixam ao arrefecer. Etiquete e guarde em local fresco e seco. As conservas têm geralmente o prazo de validade de um ano.

3 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails