quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pães take 1

Depois de ler em imensos blogs maravilhas sobre o artisan bred, resolvi experimentar. Não sou fã de pão à refeição, mas ao pequeno almoço não pode faltar a bela torrada mas, apesar de ter uma MFP, acho que o pão fica demasiado massudo e não me agrada muito (o facto de ter um padeiro que todas as tardes apita à porta de casa com um pão fantástico também não ajuda nesta tarefa, loll). Fiquei frustrada. Acho que devo ser a única inepta a fazer artisan bread, já que toda a gente diz que é facílimo e o meu não resultou :( Usei a receita da Smas do blog Experiências na cozinha, sem o recheio, mas acho que ele não levedou, mesmo ao fim de mais de 2 horas. Estava demasiado líquido, parecia mais massa de bolo do que de pão, ficou espalhado pela forma e não cozeu todo. Ah, e a minha mãe achou-o demasiado salgado, eu nem me atrevi a experimentar...
Alguém me consegue explicar o que terá corrido mal? Segui a receita à risca :s




No mesmo dia decidi experimentar fazer outro pão, desta vez com a farinha da Nacional para Pão Caseiro. Este foi à MFP no programa massa, mas também não ficou grande coisa quando o cozi no forno. Usei a massa toda para fazer um pão grande e tive o mesmo problema que no artisan bread, espalhou-se pela tábua de madeira que usei para cozer. Este já ficou cozido, mas também não gostei do resultado final... :s
Algum conselho? Beijinhos

8 comentários:

  1. Tenho MFP há quase dois anos e nunca mais comprei pão fora. Cá em casa todos gostam. Nunca fiz artisan bread mas não será problema do fermento? Pela foto dá para ver que a massa ficou compacta e normalmente isso é do fermento, ou então acerca a quantidade de farinha se realmente ficar muito líquido!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Ameixinha, também me parece que deve ter sido do fermento e a receita precisar de um ajuste em relação à farinha.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu achei que estava muito líquido e coloquei mais uma medida de farinha, a ver se engrossava mais um bocadinho mas talvez seja do fermento, sim... Hoje quando o padeiro passar com o pão já compro fermento de padeiro e volto a experimentar no fim-de-semana. Obrigada pelas dicas. :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. lolol já a farinhas que e so juntar agua... talvez seja mais simples....e fica bem bom.
    bjs mocho

    ResponderEliminar
  5. Lol, n leste tudo até ao fim, Mocho! O segundo pão que fiz foi desses e o resultado final foi o mesmo, loll. Prometo que no próximo jantar faço um pão como deve ser. Agora já tenho fermento de padeiro e td ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  6. pois, mas essas ferinhas n sao para cozer no forno... é so na maquina que fica bem. pelo menos tdos que fiz ate hoje sairam bem.

    ResponderEliminar
  7. Oh, que pena!
    O meu ficou bom e a receita também não é minha, vi em vários blogs...
    Mas eu fiz sempre pães pequenos, talvez isso também tenha influência.
    E deixei a massa no frigorífico, nunca fiz a mistura e o pão no mesmo dia. Quando se mistura é liquido, mas com o passar do tempo fica menos liquido...
    Boa sorte para o próximo :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Ah, quando se mistura é líquido e depois de ir ao frigorífico é que engrossa... ok, vou experimentar novamente, mas reduzir o sal :) obrigada Smas. Beijinhos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails