terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Risotto de ervas e limão com bife grelhado

Por estes dias fui ver a minha amiga gravidissima e o que era para ter sido um pequeno-almoço prolongosse para o almoço e quase o lanche. Enquanto lá estava, pus-me a olhar para os livros dela e descobri uma preciosidade: "O pequeno grande livro de cozinha". Tem receitas fabulosas e ela emprestou-mo para experimentar algumas durante esta semana. Entretanto já tratei de encomendar um exemplar para mim, só espero que a editora tenha.
O risotto que aqui vos deixo hoje é baseado numa receita desse livro, com algumas pequenas alterações. Servi com um bife do acém redondo grelhado e regadinho com sumo de limão (adoro carne grelhada com sumo de limão).

Risotto de salsa e manjericão
Ingredientes:
2 colheres de sopa de tutano de boi picado (não usei)
2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de azeite virgem extra
2 dentes de alho picados
1/2 cebola picada (não faz parte da receita original)
450gr de arroz arbório
750ml de caldo de carne (usei cerca de 450ml de caldo de carne knorr dissolvido em água quente)
4 colheres de sopa de manjericão picado
4 colheres de sopa de salsa picada
sal e pimenta preta moída na altura
6 colheres de sopa de queijo Pecorino ralado na altura (usei mozzarella)
raspa de um limão (não faz parte da receita original)

Preparação:
Dissolva o tutano numa frigideira funda em lume branco. Adicione a manteiga, o azeite, o alho e a cebola e salteei durante um minuto. Aumente o lume para médio-alto e adicione o arroz. Deixe cozer durante 2 minutos, mexendo sempre. Comece a adicionar o caldo, 1/2 chávena (ou uma concha de sopa) de cada vez. Deixe cozer, mexendo sempre, até o caldo ter sido todo absorvido e o arroz estar cozido (cerca de 15-18 minutos). Alguns minutos antes de o arroz estar pronto, junte o manjericão, a salsa e a raspa do limão. Tempere com sal e pimenta. Adicione o queijo, mexa bem para incorporar, retire do lume e sirva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails