quarta-feira, 26 de maio de 2010

Croquete-refeição

Entre os blogs que vejo está o Outras Comidas, através do qual tenho aprendido bastante sobre a gastronomia nacional. Numa das minhas muitas passagens por lá, encontrei estes croquetes-refeição que me ficaram na memória. Por estes dias tive uma encomenda de croquetes para a mãe de uma amiga e, como sobra sempre, resolvi experimentar estes. Segui à risca a receita da massa de croquete e com algumas sobras fiz estes dois croquetes que serviram de refeição um dia, ao almoço.

Croquetes-refeição

Ingredientes:
Massa de croquete
Arroz de manteiga, carolino
Espinafres ou grêlos, salteados em azeite e alho
Pão ralado grosso
Ovo batido
Óleo ou azeite refinado, para fritar
 
Ingredientes para a massa de croquete (dá para cerca de 4 dúzias):
0,5 Kg de carne de vaca para estufar, limpa.
0,5Kg de carne de porco ( ex: da Pá).
350 gr de chouriço sem pele.
100 gr de banha de porco ou margarina.
½ noz moscada ralada na altura (ou 1 colher sobremesa cheia da já moída).
1 colher de sopa de alho seco em pó.
1 colher de sopa de salsa picada fina.
150 gr de parmesão ralado (ou queijo seco que tenha em casa).
Sumo de 2 limões médios.
250 gr (+/ -) de pão ralado seco.
Sal e pimenta q.b.
Ovo batido e pão ralado q.b. para panar
 
Preparação:
Massa de croquete - Coza as carnes e o chouriço, durante 30 minutos, cortados em pedaços e cobertos de água com um pouco de sal. Escorra, reserve o caldo da cozedura e deixe amornar.
Passe as carnes por um moinho e reserve (eu usei uma mini-picadora e ficou fantástico!).
Num tacho derreta a banha e adicione, não deixando queimar, a noz moscada, o alho e, logo a seguir, o caldo da cozedura. Deixe levantar fervura e tempere de sal e pimenta.
Junte ao caldo a ferver as carnes picadas, mexendo bem. Se necessário junte leite até que a consistência seja bastante "molhada", mas não líquida, qualquer coisa como a consistência de puré de batata mole. Volte a levar ao lume a ferver, junte o parmesão e a salsa, prove de novo e rectifique os temperos. Junte então o pão ralado e mexa até conseguir uma consistência firme e moldável com toda a facilidade.
A quantidade de pão ralado a juntar à carne é proporcional à quantidade de líquido que a massa apresenta. Só está pronto quando a massa for bem difícil de mexer com a colher de pau e estiver bem seca, sem agarrar aos dedos.Retire do lume e junte o sumo de limão. Mexa. Deixe arrefecer. Forme com a massa, bolinhas ou a tradicional de forma de croquete, passe por ovo batido e pão ralado.
 
Croquete-refeição - Forre o fundo e os lados de um aro de corte (dos biscoitos) com massa de croquete, cerca de 1cm de espessura. Encha até 1 cm do bordo da massa com arroz de manteiga e faça neste um buraco no meio. Encha este buraco com os espinafres e feche o conjunto com uma rodela de massa de croquete. Desenforme, passe por ovo batido e pão ralado grosso e frite em óleo ou azeite refinado. Sirva quente ou frio, com ou sem acompanhamento.

5 comentários:

  1. Que bom aspecto, ficaram mesmo muito bem.

    ResponderEliminar
  2. Têm de facto um delicioso aspecto!
    beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Humm, tem bom aspecto... Acho que vou levar a receita.

    ResponderEliminar
  4. Uns croquetes bem requintados, diferentes e, com certeza, deliciosos :)

    ResponderEliminar
  5. Olha gostei muito, uma delicia de aspecto.
    bjsss

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails