domingo, 16 de maio de 2010

Risotto de alheira com vegetais grelhados

Olá a todos! As férias já se acabaram (infelizmente) mas foram muito boas! Estive na Polónia, passei por Varsóvia, Gdansk, Poznan e Cracóvia, visitei Auschwitz e as Minas de Sal e lá para a frente coloco algumas fotos, para verem :) Agora, vamos a uma receitinha que estava aqui guardada para ser postada...  Há uns tempos comprei alheira com o objectivo de fazer arroz de alheira. Fiz algumas pesquisas e encontrei no blog "As minhas receitas" esta receita de risotto de alheira e resolvi experimentar, com pequenas alterações, claro, loll. Gostei muito do resultado final, ficou muito saboroso!! Mas da próxima vez uso só metade da alheira ;) Acompanhei com legumes grelhados, uma vez que o arroz já tinha carne. Para repetir!!

Risotto de alheira com vegetais grelhados
 
Ingredientes:
1 chávena de chá de arroz arbório
caldo de galinha quente
1 cebola pequena
azeite
sal e pimenta
1 alheira de boa qualidade
1 copo de vinho branco (100ml)
50 gr de queijo parmesão ralado na hora (usei mozzarella)
pimenta rosa para decorar (não usei)
um molho de espargos
beringela
2 dentes de alho
limão

Preparação:

Pique a cebola e leve-a alourar num tacho juntamente com o azeite. Junte a alheira sem a tripa e frite por alguns minutos. Adicione o arroz e envolva bem.Reduza o lume para o mínimo, junte um copo de vinho branco e, sem para de mexer, deixe o vinho ser absorvido na totalidade.
Comece depois, aos pouco e poucos, e sem nunca parar de mexer, a juntar o caldo de galinha, uma concha de sopa de cada vez. Quando a primeira concha tiver sido absorvida, adicione a segunda e assim sucessivamente.Tempere de sal e pimenta e, assim que sentir o arroz cozido mais ainda firme, cerca de 35 minutos, junte o queijo e mexa bem. Pouco antes de o arroz estar pronto, retire as pontas duras aos espargos e lave-os. Corte a beringela em fatias com cerca de 1cm de espessura. Num prato, coloque o azeite e esprema os alhos, mexa de modo a que estes aromatizem o azeite. Embeba os espargos e a beringela no azeite. Grelhe os vegetais a gosto. Retire da grelha, salpique com sal e pimenta preta moída, regue com um fio do azeite de alho e termine com umas gotas de limão. Sirva com o arroz. Bom apetite!

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails