quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Bife de atum grelhado com vegetais e batatas assadas

Não tenho postado muitas receitas ultimamente, mas tenho aqui umas quantas em fila de espera, como esta receita que vi no blog As minhas receitas. Tinha ali um bife de atum e andava a pensar em como o fazer. Isto depois de ter comido um bife de atum fabuloso em Ponta Delgada e que ainda hoje me deixa a sonhar com ele, não pelo bife em si, mas pelos acompanhamentos, que ainda não reproduzi. Bem, depois de alguma pesquisa decidi-me por esta receita e não me arrependi! Ficou óptimo! Vou, sem dúvida, repetir :) Fiz alterações aos vegetais (e publico com os que fiz) mas, fora isso, acho que segui a receita tal como está.


A receita...
Ingredientes (para 2 pessoas):
2 bifes de atum frescos
feijão verde redondo 3 couves-de-bruxelas
cenouras bebé
1 cebola
6-8 batatinhas pequenas para assar
1 cabeça de alho
sal e pimenta q.b.
azeite
ervas-de-provença

Preparação:
Corte a cebola em quartos e a cabeça de alho ao meio. Espalhe estes e os restantes legumes num tabuleiro e tempere-os com um pouco de azeite, sal e ervas-de-provença. Leve a assar em forno moderado.
Lave bem as batatinhas e escove a casca. Seque-as com uma toalha de cozinha e disponha-as no tabuleiro juntamente com uma quantidade bem generosa de sal. Leve as batatinhas a assar também no forno.
Tempere o atum com sal, pimenta e um fio de azeite e grelhe-o num grelhador ou frigideira anti-aderente bem quente, mas pouco tempo de cada lado para não o deixar secar.
Assim que os legumes estiverem assados, retire-os para o prato de servir, excepto os alhos. Retire a casca aos alhos, esprema-os para um almofariz e amasse bem, misturando um pouco de azeite e sal. Com esta pasta de alho assado barre os bifes de atum. Quando as batatas estiverem assadas, limpe o excesso de sal e dê-lhes um murro. Sirva o atum com o alho assado, com as batatinhas e os legumes assados regados de um pouco mais de azeite. Bom apetite!

3 comentários:

  1. Provei atum fresco este ano pela primeira vez e fiquei a adorar. É, de facto, muito bom :)

    ResponderEliminar
  2. atum fresco é muito bom apenas acho um pouco seco quando grelhado!
    um beijinho

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails