terça-feira, 9 de março de 2010

Focaccia e trabalho

Bem, estas últimas semanas têm sido mais complicadas do que o previsto em termos de trabalho e o fim-de-semana também não foi fácil. No domingo estive na primeira Alverc'Arte - Feira de Artes e Artesanato de Alverca, que organizo com umas amigas, e apesar de o S. Pedro nos ter pregado uma partida (chovia quando chegámos e por isso fizemos a feira dentro de portas mas depois não choveu o resto do dia!!!), acho que foi um sucesso e, no futuro, ela será cada vez melhor!
Mas agora as coisas vão acalmar um bocadinho e já vai dar para colocar mais coisas no blog :) Para já, deixo-vos a minha primeira experiência com a focaccia, um pão italiano fabuloso que fiz na festa que tive cá em casa há umas semanas mas como o livro de receitas de onde ele foi retirado ("O Pequeno Grande Livro de Cozinha") tinha ido para fotocopiar, ainda não a tinha conseguido postar. Esta é a receita base deste pão, que depois pode ser recehado com o que se quiser e é fabuloso!!!

Focaccia (receita base)
Ingredientes:
15gr de fermento de padeiro ou 7,5gr de fermento granulado
1 colher de chá de açúcar
200 ml de água quente (daqui retiram-se 6 colheres de sopa para preparar o fermento)
350gr de farinha de trigo
1 colher de chá de sal fino
6 colheres de sopa de azeite virgem extra
1 colher de sopa de sal grosso

Preparação:
Use os três primeiros ingredientes para preparar o fermento (ver receita abaixo). Numa tigela grande, junte a farinha, o sal fino, a mistura de fermento, metade da dose de azeite e a restante água. Prepare a massa conforme indicado abaixo. Pré-aqueça o forno a 230º. Depois de levedar (durante cerca de 1:30h - eu coloquei em frente ao aquecedor para acelerar o processo e porque o dia estava muito frio e húmido), transfira a massa para uma superfície ligeiramente polvilhada e amasse durante 2/3 minutos. Ponha a massa num papel vegetal untado com óleo e, usando as mãos, espalhe-a, formando um disco de cerca de 30cm de diâmetro. Faça covinhas na superfície com as pontas dos dedos, salpique com o restante azeite e polvilhe com sal grosso. Leve a focaccia ao forno e deixe-a cozer durante cerca de 20 minutos, ou até ficar dourada. Sirva com azeite de alho para molhar o pão.

Preparar o fermento:
Ponha o fermento em barra ou granulado numa tigela e desfaçao com os dedos. Adicione o açúcar e 6 colheres de sopa de água quente. Mexa para dissolver. Deixe repousar durante 10 minutos. Parecerá cremoso quando estiver pronto. mexa novamente, antes de continuar a receita. Esta "receita" de fermento é usada para todos os pães (que estão no livro, pelo menos).

Preparar a massa do pão:
Ponha os ingredientes numa tigela ou alguidar (depende do tamanho do pão que irá fazer)  tendo o cuidado de colocar a mistura de fermento e a restante água no meio dos ingredientes secos (faça um buraco para este efeito) e use uma colher de pau para mexer até que a farinha esteja toda dissolvida.
A massa deve ter a forma d euma bola áspera e rugosa. Deite um pouco de farinha sobre uma superfície plana, preferencialmente de madeira. A farinha que é usada para polvilhar a superfície não está incluída nas quantidades indicadas na receita, pelo que irá precisar de mais cerca de 75gr. Transfira a massa para a superfície de trabalho. Envolva a massa com as mãos e comprima para formar uma bola compacta.
Pressione com os nós dos dedos para espalhar ligeiramente a massa. Pegue na ponta da massa que está mais distante de si, dobre-a na sua direcção e empurre-a com a palma da mão. dobre o pulso, dobre a massa novamente na sua direcção, dê-lhe um quarto de volta e depois empurre-a. Repita estes movimentos cuidadosamente e com um toque o mais suave possível, durante 8/10 minutos. Quando a massa estiver firme e não se colar às mãos ou à superfície, levante-a e bata-a contra a superfície de trabalho várias vezes. Este movimento faz desenvolver o glúten. quando estiver pronta, a massa deverá ficar suave e elástica. Deve apresentar bolhas de ar abaixo da superfície que não rebentam quando as aperta com a palma da mão.
Ponha a massa numa tigela e cubra-a com um pano. Deixe levedar até atingir o dobro do tamanho inicial. Para testar se já cresceu o suficiente, ponha o dedo, ao de leve, na massa. Se a marca permanecer, significa que a massa está pronta. Esta é a forma a seguir para todas as receitas de pão (do livro, pelo menos)

4 comentários:

  1. Como te compreendo estas semanas para ti têm sido terriveis...

    Obrigada pelo comentário deixado no meu blog... volta sempre!!!

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz mas tenho algumas marcadas para testar. Deve ser muito bom!

    ResponderEliminar
  3. Oi Luna

    Apesar do mau tempo deve ter sido bom , eu gosto muito de feiras de artesanato. Aindafico mais tua fã.
    Beijos da Xanó

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso!
    Obrigada por partilares a receita ; )

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails