quinta-feira, 25 de março de 2010

Pão branco

Finalmente o trabalho acalmou!! Depois de quase três semanas a trabalhar todos os dias, incluindo fins-de-semana, e quase a morrer de cansaço, o trabalho acalmou e consigo postar mais uma receita! Estas semanas foram mesmo de doidos, nem consegui pensar como deve ser nas refeições, basicamente comia o que estava mais à mão e era rápido.
Bem, este pãozinho estava aqui a aguardar a chegada do livro onde estava a receita para ser postado :) Ficou com óptimo aspecto e apesar de ter ficado um bocadinho cozido de mais por fora, por dentro ficou muito bom :)
Pão branco
Ingredientes:
30gr de fermento de padeiro ou 15gr de fermento granulado
1 colher de chá de açucar
6 colheres de sopa de água tépida
cerca de 350ml de água tépida
750gr de farinha de trigo
1-2 colheres de chá de sal

Preparação:
Junte os três primeiros ingredientes para preparar o fermento, tal como é explicado nesta receita. Ponha a farinha numa tigela grande, juntamente com a mistura de fermento, o sal e a restante água e prepare a massa como é explicado na mesma receita. Depois de levedar (cerca de 1h30), use uma espátula para transferir a massa para uma superfície polvilhada com farinha. Amasse durante alguns minutos. Ponha a massam em papel vegetal untado com óleo e molde-a em forma de pão redondo ou oval. Polvilhe a superfície com farinha e, usando uma faca de serra, faça 5 ou 6 golpes - de 1cm de profundidade na diagonal - na parte de cima do pão. Tape com um pano e deixe repousar por mais 30m. Pré-aqueça o forno a 230º e leve o pão a cozer durante cerca de 40 minutos.


Nota 1: Esta receita também serve para fazer baguettes. Neste caso, em vez de fazer um pão grande redondo, divida a massam em 8/10 partes iguas e molde-as em rolo. Atenção que a massa quando descançar vai duplicar de tamanho, por isso separe as baguettes no papel vegetal, deixando pelo menos 4cm entre elas. Estas cozem em cerca de 25m.

Nota 2: Poderá também fazer regueifa com esta receita. Para isso, em vez de fazer a bola, achate a massa, faça um buraco no meio com os dedos e vá alargando cuidadosamente, moldando a massa em forma de anel. A regueifa deverá cozer durante cerca de 30 minutos.

3 comentários:

  1. Olá Luna

    Seu blog é demais , até fazer pão você ensina , ée ainda por cima co tão bom aspecto.
    Beijos da Xanó

    ResponderEliminar
  2. lindo demais, parabéns seu cantinho me inspirou, estarei aqui te seguindo para não perder nenhuma das suas novidades... Boas festas!!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails