segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Marmelada com laranja

Andei a fazer os cabazes de Natal e confesso que marmelada não fazia parte dos planos. Mas quando regressei das minhas mini-férias, o meu pai disse-me: "Há ali muitos marmelos, se quiseres fazer marmelada, já que andas nos doces..." É claro que eu disse que sim! E começou a procura pela receita ideal para fazer, que acabou por ser um misto de duas receitas que vi aqui e aqui.
Confesso que não gosto nada de marmelada, ainda menos do que doces (está visto que não sou nada fã de comer coisas doces... nem me perco por bolos, sequer!), mas esta ficou muito boa, que até eu gostei! :D

A receita...

Ingredientes: 1 kg de marmelos
800 gr de açúcar
100 ml de água

sumo de 1/2 laranja
casca de laranja (uma tira)
1 pau de canela

Preparação: Lave muito bem os marmelos, com a ajuda de um esfregão para retirar o "pêlo" que parecem ter. Sem os descascar, corte-os em quartos e retire-lhes o caroço. Na panela de pressão, coloque os marmelos, o açúcar, a água, o pau de canela, a casca de laranja e o sumo de laranja. Feche bem a panela e leve ao lume. Quando a panela começar a apitar (ou seja, quando a válvula de pressão estiver no máximo e a deitar vapor), baixe o lume e deixe cozinhar durante 25 minutos. Apague o lume e deixe a panela perder a pressão antes de a abrir. Quando abrir a panela vai-lhe parecer que tem líquido a mais, mas é mesmo assim. Retire o pau de canela e passe tudo com a varinha mágica. Coloque a marmelada em tacinhas para secar (já sai quase seco mas convém deixar a secar mais um dia ou dois). Ao fim de alguns dias embebe um pouco de gaze em aguardente e passe sobre a marmelada cobrindo de seguida com papel vegetal. Guarde num local fresco e seco ou coma de imediato. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Gosto de marmelada mas tem que ser caseira. Quem me dera ter assim marmelos à disposição :)

    ResponderEliminar
  2. Estou como a ameixa quem me dera ter marmalos assim á disposição porque o meu marido ama marmelada, ele come as fatias bem grossas :)
    bjs

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails