domingo, 21 de fevereiro de 2010

Ovos em ramequins

Quando estava a decidir o que fazer para a festa cá em casa com a malta, encontrei uma receita de "Ovos em ramequins com espargos e camarão", no livro "Ovos", da colecção "Comer bem, viver melhor", e resolvi fazê-la, com algumas alterações... O resultado final foi uma entrada requintada e que agradou a toda a gente. Quando estava a saltear os ingredientes, uma das minhas amigas disse que, por ela, punha um bocado de massa e pronto, tinha um prato principal feito, pelo que é outra opção :) As medidas foram a olho por isso vou colocar a receita original, na qual me inspirei, e indicar os ingredientes que adicionei.

Ovos em ramequins com espargos e camarão
Ingredientes:
200gr de cogumelos
8 pés de espargos (podem ser de conserva - não usei)
1 cebola
2 tomates médios (usei tomate-cherry)
1 embalagem de bacon em cubos (adição minha)
100gr de camarão
1/2 mozarella fresca (adição minha)
6 colheres de sopa de azeite
5 colheres de sopa de salsa picada
4 ovos
sal e pimenta preta moída q.b.

Preparação:
Lave bem os legumes. Corte os cogumelos às lâminas, descasque a cebola e pique-a bem. corte os tomates em quartos e estes em quadradinhos. Estale as cebolas em 2 colheres de azeite, junte os cogumelos e deixe refogar, mexendo sempre. De seguida, acrescente os tomates e deixe refogar mais algum tempo. Adicione os espargos e os camarões e disperse parte da salsa por cima. Divida o refogado por quatro ramequins (frigideiras refratárias), resistentes ao lume, coloque por cima uma fatia de mozarella fresca, parta um ovo e deite em cada uma das taças, sobre o refogado. Tempere a gosto com sal e pimenta. aqueça o forno a 200º e introduza as formas na grade do meio, durante 6 a 8 minutos ou até as claras solidificarem. Quando retirar, sirva de imediato, guarnecido com a restante salsa. 

Nota: Apesar de a receita ser de "Ovos em ramequins com espargos e camarão", quem a fez esqueceu-se de colocar estes ingredientes na lista, bem como as suas quantidades, e também não os incluiu na preparação (foi muito bem escrito este livro, tá visto!), pelo que as indicações em relação a estes ingredientes são também minhas. Bom apetite!!!!

3 comentários:

  1. Uma delicia estes ovos, obrigado pela partilha.
    bjsss

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente há livros mesmo mal escritos. Mas deste bem a volta à coisa e deve ter resultado muito bem :)

    ResponderEliminar
  3. Uma óptima sugestão para uma entrada. Deve ficar muito bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails