segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Calamares com arroz de espinafres

Bom dia! Peço desculpa pela ausência súbita mas o meu pc teve de ir ao médico e só agora consigo postar algumas das coisas que tenho feito ultimamente, como estes calamares. Tinha uma embalagem de lulas no congelador e não sabia bem o que fazer com elas. Fiz uma pesquisa nos livros que tenho e nos blogues que sigo e encontrei esta receita de calamares, adaptada de uma receita da Nigella, num dos blogs que mais me inspira, o As Minhas Receitas, e decidi que esta seria uma das versões a utilizar. Para acompanhar escolhi um arroz de espinafres que encontrei no blog O Cozinheiro da Treta. Vou colocar as receitas com as medidas originais, apesar de eu ter reduzido a escala, como sempre :)

A receita...
Ingredientes:
500gr de lulas limpas
2 colheres de sopa de farinha de milho
2 colheres de sopa de sêmola de milho (não usei porque não tinha)
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de colorau
quartos de limão
300 g de arroz agulha (usei arroz estufado)
200 g de espinafres em folha (usei espinafres picados congelados)
7 dl de água quente
1 cubo caldo Knorr para Arroz
1 dl de azeite
2 colheres de sopa de alho congelado

Preparação:
Num recipiente, aqueça 7 dl de água. Antes de ferver, adicione o cubo Knorr para Arroz e mexa até dissolver. Apague o lume e reserve. Num tacho, coloque o azeite e o alho e deixe refogar até ficar bem dourado. Adicione o arroz, mexa bem durante 30 segundos e depois coloque os espinafres, mexendo novamente. Adicione a água quente com o caldo Knorr dissolvido e envolva tudo muito bem. Rectifique temperos. Quando a água começar a ferver, coloque o fogão em lume brando, tape o tacho e deixe cozinhar durante 12 minutos, mexendo regularmente.
Entretanto, corte as lulas em rodelas de cerca de 1 cm, e aqueça o óleo (vegetal, de amendoim ou girassol) numa frigideira. Numa taça, coloque a farinha e a sêmola de milho, o sal e o pimenton de vera. Mexa tudo e coloque as lulas dentro da taça agitando para revestir bem as lulas.
Quando o óleo estiver quente coloque as lulas, sem sobrepor, e deixe-as fritar até ficarem douradas e crocantes. Escorra sobre papel absorvente. Esprema os quartos de limão para cima das lulas e sirva com o arroz. Bom apetite!

1 comentário:

  1. Maravilha, tudo feito de raíz. Normalmente compra-se os calamares já prontos e é só fritar, assim é muito melhor :)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails