quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Moelas estufadas com arroz

Já tinha dito aqui que adoro moelas estufadas, é dos meus petiscos favoritos apesar de, a maior parte das vezes, as comer como refeição. Há uns tempos andava cheia de vontade de comer moelas e tinha visto umas receitas que me agradavam e lá fui eu às compras. A primeira opção foi, claro, estufá-las. O molhinho fica mesmo bom e para quem gosta de molhar pão, é do melhor :D

A receita...
Ingredientes:1 kg de moelas de frango
2 tomates médios maduros (usei uma embalagem de congelados pré-cortados em cubos)
2 cebolas médias
4 dentes de alho seco 
6/8 vagens de piri-piri seco (gindungo)
1 litro de cerveja (usei uma mini)
1 cálice de brandy ou whisky (substituí por vinho branco porque não tinha nem um nem o outro)
Sal q.b.

Preparação: 
Limpe as moelas, corte-as a meio e dê-lhes um golpe na parte mais dura da pele. Corte a cebola às rodelas. Esmague os alhos. Corte os tomates aos gomos. Triture (com as pontas dos dedos) as vagens de gindungo.
Numa caçarola de barro (com tampa) coloque as moelas, tempere com sal, junte os alhos, tomates, cebolas, gindungo e a cerveja. Em lume forte (sem a tampa) espere até levantar fervura e 5 minutos depois junte o cálice de brandy. Após começar de novo a ferver, reduza o lume para o mínimo, tape de deixe cozinhar durante 1 hora. Após este tempo, verifique os temperos (se necessário coloque mais picante) e aumente o lume. Aguarde e deixe ferver durante 5 minutos. Volte a reduzir o lume para o mínimo, tape e aguarde 30 minutos. Mexa (utilize colher de pau) ligeiramente, e deixe cozinhar durante +/- 10 minutos. Acompanhe com puré (eu preferi batatas fritas).

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails