quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Chili com carne

Gosto de experimentar comidas novas e de todas as regiões do mundo. Só não me peçam para experimentar bichos estranhos, que isso não sou capaz de fazer. Um dia, o meu namorado fez chili em casa e trouxe para eu provar. Gostei e resolvi experimentar fazer em casa. pesquisei na net várias receitas e encontrei esta do Sabores do Sapo, que fiz com ligeiras alterações. Já fiz num jantar de amigos e adoraram, no fim pediram a receita para fazer em casa e, este ano, fiz para a família nos meus anos e eles que são esquisitos, também gostaram, excepto uma das minhas tias que confundiu o tacho do chili com picante com o tacho do chili sem picante e teve de beber quase um litro de água depois, foi engraçado, loll.
Sinceramente, gosto mais do meu chili do que do chili do meu namorado, mas não lhe digam nada ;) Pode ser comido sozinho ou com arroz brando, ontem optei por comer sozinho. Para quem quiser experimentar, aqui fica a receita.



Chili com carne
Ingredientes (para 4 pessoas):
800 gr de carne de vaca para assar (usei carne de novilho picada)
1 cebola
5 malaguetas vermelhas frescas
1/2 pimento vermelho (adição pessoal, não faz parte da receita original)
60 gr margarina
4 dentes de alho
2,5dl caldo de carne (usei um caldo de carne knorr dissolvido em 1litro de água)
1 colher de sopa de molho inglês (medi a olho)
1 colher de sopa de açúcar mascavado
1 folha de louro
1 colher de chá de tomilho seco (medi a olho)
cominhos moídos  q.b.
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sobremesa de farinha maisena (não usei)
2 latas de feijão manteiga cozido (usei 1 lata de 500gr de feijão encarnado)

Preparação:
Cortar a carne em pequenos cubos, retirando-lhes todas as peles e gorduras. Descascar e picar finamente a cebola. Cortar as malaguetas frescas no sentido do comprimento, retirar-lhes as sementes e corta-las em pequenos pedaços. Cortar o pimento em cubos pequenos. Derreter a margarina numa frigideira. Juntar a carne e deixar alourar de todos os lados. Adicionar a cebola picada, as malaguetas e o pimento e deixar refogar, mexendo de vez em quando até a cebola estar mole. Pelar e esmagar os dentes de alho e junte à carne. Regar com o caldo de carne e temperar com o molho inglês, o açúcar mascavado, o louro, o tomilho e uma pitada de cominhos e de pimenta. Rectificar o sal, se necessário, tapar e deixar cozinhar suavemente durante cerca de 1 hora e meia, mexendo de vez em quando. Juntar água quente sempre que for necessário para evitar que seque demasiado (usei sempre o caldo de carne, que serviu mesmo à conta).
Nesta fase, a receita original diz para dissolver a maisena num pouco de água e adicione ao molho. Deixar engrossar um pouco, mexendo. Aquecer o conteúdo das latas de feijão manteiga e servir com a carne.
Eu, em vez disso, a cerca de 30 minutos do fim da cozedura, adiciono o feijão encarnado previamente passado por água à carne e deixo cozinhar. E não adiciono a maisena.
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails