quarta-feira, 30 de junho de 2010

terça-feira, 29 de junho de 2010

Queijadas de iogurte - passatempo Alquimia de Ingredientes

Andei à procura do que poderia fazer, e que me agradasse, com os iogurtes que ali tinha e estavam a terminar a validade, para variar, loll. Encontrei estas queijadinhas no blog da Elvira e resolvi fazê-las. Desta forma, aproveito e participo também no Alquimia de Ingredientes, do blog Eu Mulher.


A receita...
Ingredientes para 12 unidades (ou 24 mais pequenas, que foi o meu caso)
200 g de açúcar
100 g de farinha de trigo
50 g de manteiga derretida
0,5 l de iogurte natural
2 ovos
manteiga q.b.
farinha q.b.


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Bater os ovos com o açúcar. Juntar a farinha, a manteiga derretida e o iogurte, batendo bem entre cada adição. Untar forminhas com manteiga e polvilhar com farinha. Distribuir o preparado pelas formas, deixando um pequeno espaço até à borda superior. Levar a cozer no meio do forno por 25-30 minutos, a 180ºC. Retirar as queijadas do forno e deixar arrefecer por completo antes de servir.

Gargantilha azul

Olá, meninas! O fim-de-semana foi cheio, com a Festa de S. João, em Coruche, e um aniversário no domingo, nem sequer consegui vir à net. Ontem o dia também foi complicado mas hoje consigo colocar mais umas coisinhas :) Neste caso, mais uma gargantilha feita recentemente... Gosto imenso deste tipo de fio, acho que fica bem com qualquer roupa :)

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Brincos verdes 2

Comecei a fazer uns brincos diferentes, esta é a primeira amostra... O que acham? São em arame e acrílico.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Colar borboleta

Uma borboleta verdinha tão fofa!!!

Costeletas de porco fritas com arroz e ovo

A primeira coisa que vem à cabeça quando se lê o título deste post é: "Onde está a inovação?" Pois é, não está, mas achei que devia publicar porque, muitas vezes, não sabemos o que fazer para esta ou aquela refeição, ou porque estamos a começar a cozinhar e a expressão "não saber estrelar um ovo" ainda nos assenta que nem uma luva e, por isso, gostávamos de encontrar receitas simples de fazer, porque as outras (mesmo que simples, mas com nomes complicados) assustam-nos.
A receita...
Ingredientes:
2 costeletas de porco do cachaço
1 ovo
sal q,b.
alho q.b.
azeite para fritar
louro
mistura de especiarias da Kania
manteiga
1 chávenas de arroz
1/2 caldo knorr de galinha


Preparação:
Tempere as costeletas com o sal e a mistura de especiarias. Numa frigideira, coloque o azeite, os alhos e o louro e deixe aquecer. Junte as costeletas e frite a gosto. À parte, num tacho, coloque água, sal, a manteiga e o knorr e deixe ferver, junte o arroz lavado e escorrido e coza. Estrele o ovo numa frigideira anti-aderente com o óleo quente. Sirva acompanhado de uma salada verde.
Para saberem qual a mistura de especiarias que uso. Compram-se no Lidl.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Brincos-lágrimas amarelos

Para a colecção de Verão em brincos, resolvi fazer algo diferente. Este é o primeiro par, em metal e pedras-lágrimas amarelas em acrílico. Espero que gostem ;)

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Colar verde e branco

Mais um colar, este com pedra de vidro verde e branca, ideal para conjugar com roupa leve e fresca de Verão ou para usar numa saída nocturna.

Salada de atum e feijão frade com maçã e maionese - desafio Alfabeto Culinário

Aqui estou eu a participar em mais um desafio culinário da blogosfera, desta vez no Alfabeto Culinário - cozinhar com a letra M, do blog Delícias e Talentos.

Gosto imenso destes desafios, porque me permite experimentar novas receitas e aprender mais, além de que os resultados são sempre fantásticos, com inúmeras sugestões de fazer crescer água na boca.
Para este passatempo escolhi uma receita bem fresca, ideal para os dias de calor: Salada de atum e feijão frade com maçã e maionese. Gosto muito do toque que a maçã dá a esta salada, faz um contraste muito bom e eu não sou nada fã de maçãs!!! lollll
A receita...
Ingredientes:
1 lata de atum
1/2 maçã cortada em bocados pequenos
1/2 cebola picada
1 molho de salsa picada
1 ovo cozido picado
150gr de feijão frade cozido
maionese de azeite a gosto

Preparação:
Junte todos os ingredientes num prato fundo e tempere com a maionese a gosto. Bom apetite!

domingo, 20 de junho de 2010

Douradinhos de frango com chutney

Por estes dias, descongelei peito de frango para o almoço mas queria fazer algo diferente do habitual. Ao folhear o livro 30 Receitas em 30 Minutos - Frango da colecção Biblioteca Activa, encontrei esta receita que me pareceu boa, e não me enganei. Não tinha mirtilos para fazer o chutney que eles sugerem, mas tinha um chutney (molho) de manga da Heinz que ainda não tinha provado e que ficou bastante bem com este prato. O frango feito desta maneira é rápido e fácil e foge ao tradicional frango panado que comemos habitualmente. A repetir :)

Douradinhos de frango com chutney
Ingredientes:
Para o frango:
4 peitos de frango (usei 3 bifes)
sal e pimenta preta moída
50 gr de miolo de amêndoa (medi a olho e adaptei à quantidade de frango)
1/2 chávena de pão ralado (usei o mesmo método do miolo de amêndoa)
2 ovos (usei 1)
azeite para fritar (prefiro óleo)

Para o chutney:
250gr de mirtilhos
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 cebola amarela
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
1 colher de sopa de gengibre ralado

Preparação:
Corte a carne às tiras (deixei em bifes mesmo) e tempere com sal e pimenta. Trite as amêndoas com o pão ralado na picadora. Passe as tiras de frango pelos ovos batidos e depois pela mistura de amêndoa e pão ralado. Frite em azeite fervente até dourarem. Escorra o excesso de gordura sobre papel absorvente. Entretanto, reduza os miltilhos a puré com a ajuda de um garfo, junte o açúcar, a cebola finamente picada, o vinagre, o gengibre e um pouco de sal. Ferva durante 10 minutos em lume brando. Sirva os douradinhos acompanhados pelo chutney. Bom apetite!

PS - Para referência, este foi o chutney de compra que usei.

Relógio "Pandora"

Esta foi a prenda de anos da minha prima, um relógio "Pandora" que lhe fiz. Ela gostou imenso e eu acho que ficou muito giro :D

sábado, 19 de junho de 2010

WC diferentes

Gosto imenso de fotografia, apesar de não estar sempre de máquina em punho. Nas viagens mais recentes, encontrei dois wc que me fizeram puxar da máquina fotográfica e recordar a imagem. O primeiro fica nos Açores, em S. Miguel (já não me lembro em que cidade), e é o wc de um bar que fica perto de uma praia e foi construído em barcos. O segundo é um dos muitos wc do aeroporto de Amesterdão, com vista para a pista e para uma zona de espera do aeroporto... E viva a privacidade! lolll! Bom fim-de-semana!


sexta-feira, 18 de junho de 2010

Fio azul celeste

Fiz este fio por estes dias, em tons de azul, e gostei imenso do resultado final. Adoro azul e confesso que tenho imensa dificuldade em encontrar peças azuis em tons que goste, mas acho que este fio ficou muito, muito giro ;)

Pão branco

No outro dia, resolvi experimentar a farinha para Pão Branco da Branca de Neve e o resultado final foi este. Gostei bastante e tive pão para vários dias. O meu problema com o pão da MDF é que fica "massudo" de mais para o meu gosto, ou seja, o pão de compra é mais leve, mais aberto do que o da MDF, mas gosto desta também. Decidi que vou alternar entre um e outro. Vantagens de ter o padeiro à porta de casa todos os dias ;)

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Frango de fricassé

A primeira vez que comi este frango foi feito pela minha tia Fernanda, quando estive em casa dela na África do Sul, há 8 anos (devia estar lá agora para o Mundial também, snifff). Adorei o sabor, porque adoro limão, mas a minha mãe nem por isso. Assim, só o voltei a comer em casa da minha prima, filha dessa minha tia, quando a visitei em Inglaterra, em 2005. Decidi que ia começar a fazê-lo e pedi a receita à minha tia. Volta e meia faço-o, porque gosto mesmo muito deste prato. :) Aqui acompanhei com arroz de alho (receita disponibilizada pela D. Luísa Afonso no portal Roteiro Gastronómico de Portugal).


Frango de fricassé com arroz de alho
Ingredientes:

Para o frango:
frango cortado em pedaços
1 cebola picada por cada frango
1 folha de louro
sal e pimenta preta moída q.b.
1 caldo knorr de galinha
azeite q.b.
sumo de limão q.b.
vinho branco q.b.
1 gema de ovo por cada frango (usei ovo inteiro)
salsa q.b.

Para o arroz:
200gr de arroz
3 dentes de alho
um bom fio de azeite (que tape o fundo do tacho)
sal e pimenta preta q.b.


Preparação:
Salteei a cebola com o louro no azeite, até que aquela fique macia, e junte a galinha para alourar. Regue com o vinho, tempere com sal, pimenta e o caldo knorr e deixe cozinhar durante 20 a 30 minutos. Entretanto, num tacho pique finamente o alho com azeite e deixe alourar. Adicione o arroz (sem lavar) e vá mexendo, deixando-o fritar bem. Junte a água bem quente, tape e deixe o arroz terminar de cozinhar. Eu adicionei salsa ao arroz, para dar um outro gostinho. Quando a galinha estiver cozinhada, retire-a da panela, adicione o sumo do limão e deixe cozinhar um pouco o molho. Retire a panela do lume e deixe arrefecer um pouco. Adicione o ovo batido em fio, com cuidado, para evitar talhar e sempre sem deixar de mexer, para o incorporar no molho. Volte a colocar a panela ao lume, adicione a salsa picada e deixe cozinhar um pouco, para que o molho engrosse. Devolva o frango ao tacho e envolva no molho. Sirva com o arroz. Bom apetite!

Um fio diferente

Terminei este fio ontem e ficou diferente do que costumo fazer, pela introdução da lã nos ilhóses de metal e pelo fio na parte superior... Espero que gostem ;)

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Camembert panado com doce de morango

Há muitos anos comi, num restaurante, camembert panado com doce e adorei. No mês passado, na Polónia, voltei a repetir a entrada e decidi que tinha de experimentar fazer em casa. é muito fácil, mas temos de ter cuidado para que o pão ralado não abra fendas e deixe fugir o queijo. Uma boa sugestão para uma entrada agradável.
Camembert panado com doce de morango
Ingredientes:
2 triângulos de camembert por pessoa
1 ovo batido
pão ralado
doce de morango (de compra ou caseiro) para acompanhar

Preparação: 
Passe os triângulos de queijo no ovo e depois no pão ralado, repetindo a operação pelo menos três vezes. Frite em óleo quente, tendo o cuidado de não deixar torrar. Sirva com doce a acompanhar.

Colar amarelo e laranja

Estou em produção a todo o vapor para a Festa de Coruche e tenho feito imensa coisa, que nem sei para onde me virar, loll. Esta foi uma das peças que fiz. Gosto imenso de colares deste género, acho que são muito simples e dão muito charme. Dá vontade de ficar com todos, lolll.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Bolo de chocolate com mousse de laranja - passatempo Alquimia de Ingredientes


Tenho acompanhado o passatempo "Alquimia de Ingredientes", do blog Eu Mulher, mas ainda não tinha conseguido participar. É desta! :D Escolhi este bolo de chocolate com mousse de laranja, retirado de um pdf que recebi há muito tempo e tem o nome "Bolos de Chocolate" (não sei quem o fez, lamento). Gostei do sabor, mas continuo a não conseguir fazer um bolo que fique com bom aspecto :s Não sei se é da pasteleira se do forno, mas pronto, vou continuar a tentar.



Bolo de Chocolate com Mousse de Laranja
Ingredientes:
Para a base
175 grs. de manteiga
175 grs. de açúcar
4 ovos ligeiramente batidos
200 grs. de farinha com fermento
1 colher de sopa de cacau
50 grs. de chocolate com sabor a laranja derretido em banho-maria

Para a mousse
2 dl de natas para bater
2 gemas de ovos
2 claras
50 grs. de açúcar
2 dl de sumo de laranja natural
2 colheres de chá cheias de gelatina em pó
3 colheres de sopa de água

Para a decoração (não fiz)
2 dl de natas para bater batidas em chantilly com um pouco de açúcar em pó
rodelas de laranja descascadas para decorar

Preparação:
A base: Unte com manteiga, uma forma de fundo amovível, de 20 cm de diâmetro e, forre o fundo com papel vegetal. Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme ligeiro e esponjoso. Incorpore os ovos pouco a pouco, batendo bem entre cada adição. Misture a farinha com o cacau e incorpore ao preparado anterior, assim como o chocolate derretido. Deite o preparado na forma e alise a superfície. Leve ao forno pré-aquecido a (180ºC), a cozer cerca de 40 minutos ou até que esteja esponjoso ao tacto. Retire do forno, deixe descansar 5 minutos na forma, e, depois desenforme sobre uma rede de cozinha deixando arrefecer completamente.

A mousse: Bata as gemas com o açúcar e adicione o sumo de laranja. Derreta a gelatina com a água em banho-maria. Incorpore a gelatina ao preparado anterior. Bata as natas para bater e envolva-as na mistura de laranja. Bata as claras em castelo firme e envolva-as muito bem sem bater à mousse. Ponha a mousse no frigorífico até que comece a solidificar. Corte o bolo em duas rodelas. Ponha uma das rodelas na forma. Deite a mousse de laranja por cima e tape com a outra rodela. Leve novamente ao frigorífico até que a mousse solidifique. Desenforme o bolo. Sirva decorado com chantilly e rodelas de laranja.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Um porta-chaves para mim!

Fiz estes porta-chaves durante a Alverc'Arte de Junho e adorei o resultado final! Confesso que estou com vontade de ficar com todos para mim, lolll. O que acham deles? Gostam?

domingo, 13 de junho de 2010

Arroz basmati de côco e caju com costeletas de porco fritas - concurso Luísa Alexandra

A nossa querida Luísa Alexandra tem a decorrer mais um concurso, e desta vez o convidado especial é o côco. Pesquisei nas receitas que tenho por aqui (são pouquinhas... lolll) e encontrei esta, do Bobby Flay, do canal norte-americano Foodnetwork, com uma inspiração indiana, e resolvi fazê-la para o concurso. Foi o meu jantar esta noite e gostei bastante do resultado final. Ah, e ainda sobrou para outra refeição ;) Se conseguir, amanhã ainda experimento fazer uma receita de doce com côco que fazia quando era criança.

Arroz basmati de côco e caju com costeletas de porco fritas
Ingredientes:
3 colheres de sopa de óleo de amendoim mais uma para os cajus
1 cebola média, picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
2 chávenas (2x250ml) de arroz basmati, passado por água várias vezes
sal e pimenta preta moída no momento
1/4 chávena de cajus crús, em metades
2 chávenas de leite de coco sem açúcar
2 chávenas de água
1/2 chávena de cebolinho inglês picado (substitui por salsa enquanto não planto as minhas green onions)
1/4 chávena de côco ralado (não usei)


Preparação:
Aqueça o óleo numa panela, adicione o alho, a cebola e o gengibre e deixe amolecer. Acrescente o arroz, o sal e a pimenta e cozinhe durante 3 a 4 minutos. Enquanto o arroz cozinha, aqueça o óleo restante numa frigideira e salteie os cajus até ficarem dourados. Retire e absorva o excesso de gordura com papel de cozinha. Aqueça a água e o leite de côco num tacho, adicione ao arroz e deixe ferver. Reduza o calor, tape e deixe cozer durante 15 a 20 minutos (o meu cozeu incrivelmente rápido). Quando o arroz estiver cozido, retire do lume e adicione o cebolinho e o côco ralado. Sirva acompanhado de costeletas de porco fritas (em azeite, com massa de alho, louro e sal) e guarnecido com os cajus. Bom apetite!

Capa para caderno forrada com tecido - cartonagem

Na quinta-feira a Sara fez mais um dos seus workshops, desta vez sobre cartonagem. Aprendemos a fazer capas para cadernos, agendas, o que quisermos, forrando com tecido. Gostei muito da minha capinha e estou doida para começar a fazer mais capas destas. Quem quiser é só encomendar ;) beijinhos a todas!

sábado, 12 de junho de 2010

Lembrar a história

É impossível ir à Polónia, estar em Cracóvia e não visitar Auschwitz. É um local incontornável da história mundial, uma história demasiado recente para conseguir acreditar que efectivamente aconteceu. Depois do que li nas paredes das "casernas" de presos transformadas em museu, a única coisa que conseguia pensar era: "Como é que deram ouvidos a este louco? Como é que é possível que alguém tenha dado ouvidos a este louco?". A verdade é que deram e aconteceu o que todos sabemos... só para terem uma ideia, das 232000 crianças que entraram no campo de concentração, quando este foi libertado existiam apenas 650 crianças, das quais 450 abaixo dos 15 anos. Para nunca esquecermos... Bom fim-de-semana a todas!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Beringela recheada

Andava a pensar fazer beringelas recheadas mas não sabia bem com o que as rechear... Acabei por fazer um meio termo entre vegetariana e com carne. Confesso que não foi dos meus maiores sucessos... acho que por causa dos croquetes que usei, que têm um sabor muito forte, mas não vou desistir de experimentar outros recheios :) Aqui fica, para quem quiser experimentar esta versão.


Beringela recheada
Ingredientes:
1 beringela
carne picada q.b. (usei um hamburguer)
1/2 cebola picada
1 dente de alho
2 croquetes de carne
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1/2 courgette
1/2 embalagem de tomate pelado com ervas
1/2 chávena de arroz cozido
sal
pimenta preta
orégãos
azeite
molho bechamel
queijo para polvilhar (usei flamengo)

Preparação:
Corte a beringela ao meio e retire o interior com uma colher (corte em volta com uma faca afiada, tendo o cuidado de não perfurar a pele, para ajudar a retirar o conteúdo da beringela). Deixe a casca da beringela em repouso. Salteie a cebola picada e o alho em azeite e adicione a beringela picada. Deixe cozinhar um pouco e acrescente a courgette picada e os pimentos também picados. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar. adicione a carne picada e os croquetes desfeitos e frite. Junte o tomate pelado e deixe levantar fervura. Envolva o arroz 5 minutos antes de retirar do lume. Coloque o recheio dentro da casca da beringela, regue com o molho bechamel e polvilhe com o queijo. Leve ao forno cerca de 20 minutos. Bom apetite!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Para as meninas mais pequenas

Andava às compras de material para as minhas peças e deparei-me com algumas giríssimas para fazer acessórios para meninas. Este foi o primeiro que fiz, uns brincos muito mimosos :)

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Brincos verdes

Mais uma prendinha para uma amiga :) Não sabia bem que tons escolher e depois optei pelo verde e além de ter combinado com a camisola que ela tinha vestida no sábado, acho que ficaram muito giros e ela gosto :D

terça-feira, 8 de junho de 2010

Salada de Verão

Costumo fazer bruschetta de tomate, mozarella e manjericão e gosto bastante, mas comer estes ingredientes em salada experimentei, pela primeira vez, na Polónia, em Varsóvia, num restaurante que adorámos. Aliás, comemos muito, mas mesmo muito bem na Polónia! ;) Por estes dias repeti a salada, cá em casa e num jantar de amigas, e é uma das eleitas para este Verão porque além de muito saborosa e fresca, é facílima de fazer.
Salada de tomate, mozarella e manjericão
Ingredientes:
1 tomate
1 mozarella frescas
azeite de manjericão

Preparação:
Pique as folhas de manjericão numa picadora e adicione o azeite. Deixe repousar para permitir a infusão do azeite com o manjericão (quantos mais dias o azeite estiver em infusão, maior será o seu sabor, isto é válido para todos os azeites aromáticos). Corte o tomate e a mozarella em rodelas e disponha num prato. Regue com o azeite de manjericão e sirva como entrada ou acompanhamento de uma refeição. Bom apetite!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A moldura do Pedro

Para fazer "companhia" à moldura da Laura, a Zélia pediu-me uma para o Pedro. Espero que goste desra também... :)

sábado, 5 de junho de 2010

Vai casar? E que tal um vestido por 50 euros?

Na minha recente viagem à Polónia, em Gdánsk, passámos por um mercado tradicional, daqueles iguais aos nossos, onde se vende fruta e legumes e onde existem algumas lojas com roupas e outras peças... o que confesso nunca ter visto nos nossos mercados são vestidos de noiva à venda e a preços bem modestos. Havia modelos para todos os gostos e todas as bolsas, mas por 50 euros podia trazer-se um vestido para casa, sem ter de se recorrer aos bem conhecidos saldos norte-americanos, que levam as noivas à loucura em busca de uma pechincha para equilibrar o orçamento do grande dia. Quem quer um vestido de noiva? ;)

Notem, nesta foto, os vestidos de noiva ao lado dos fatos de saia e casaco e por trás das meias pernas com as amostras de collants! Fantástico!!! Bom fim-de-semana para todas!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails