terça-feira, 15 de junho de 2010

Bolo de chocolate com mousse de laranja - passatempo Alquimia de Ingredientes


Tenho acompanhado o passatempo "Alquimia de Ingredientes", do blog Eu Mulher, mas ainda não tinha conseguido participar. É desta! :D Escolhi este bolo de chocolate com mousse de laranja, retirado de um pdf que recebi há muito tempo e tem o nome "Bolos de Chocolate" (não sei quem o fez, lamento). Gostei do sabor, mas continuo a não conseguir fazer um bolo que fique com bom aspecto :s Não sei se é da pasteleira se do forno, mas pronto, vou continuar a tentar.



Bolo de Chocolate com Mousse de Laranja
Ingredientes:
Para a base
175 grs. de manteiga
175 grs. de açúcar
4 ovos ligeiramente batidos
200 grs. de farinha com fermento
1 colher de sopa de cacau
50 grs. de chocolate com sabor a laranja derretido em banho-maria

Para a mousse
2 dl de natas para bater
2 gemas de ovos
2 claras
50 grs. de açúcar
2 dl de sumo de laranja natural
2 colheres de chá cheias de gelatina em pó
3 colheres de sopa de água

Para a decoração (não fiz)
2 dl de natas para bater batidas em chantilly com um pouco de açúcar em pó
rodelas de laranja descascadas para decorar

Preparação:
A base: Unte com manteiga, uma forma de fundo amovível, de 20 cm de diâmetro e, forre o fundo com papel vegetal. Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme ligeiro e esponjoso. Incorpore os ovos pouco a pouco, batendo bem entre cada adição. Misture a farinha com o cacau e incorpore ao preparado anterior, assim como o chocolate derretido. Deite o preparado na forma e alise a superfície. Leve ao forno pré-aquecido a (180ºC), a cozer cerca de 40 minutos ou até que esteja esponjoso ao tacto. Retire do forno, deixe descansar 5 minutos na forma, e, depois desenforme sobre uma rede de cozinha deixando arrefecer completamente.

A mousse: Bata as gemas com o açúcar e adicione o sumo de laranja. Derreta a gelatina com a água em banho-maria. Incorpore a gelatina ao preparado anterior. Bata as natas para bater e envolva-as na mistura de laranja. Bata as claras em castelo firme e envolva-as muito bem sem bater à mousse. Ponha a mousse no frigorífico até que comece a solidificar. Corte o bolo em duas rodelas. Ponha uma das rodelas na forma. Deite a mousse de laranja por cima e tape com a outra rodela. Leve novamente ao frigorífico até que a mousse solidifique. Desenforme o bolo. Sirva decorado com chantilly e rodelas de laranja.

3 comentários:

  1. Olá querida! Já adicionei sua participação lá no alquimia, ok?
    Fiquei feliz que dessa vez você conseguiu participar!
    Muito obrigada pela belíssima participação.

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Bolo de chocolate com laranja eu sei que é bom, pq já fiz, agora imagino com mousse de laranja, deve ser uma delícia!
    bjs

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails