quinta-feira, 17 de junho de 2010

Frango de fricassé

A primeira vez que comi este frango foi feito pela minha tia Fernanda, quando estive em casa dela na África do Sul, há 8 anos (devia estar lá agora para o Mundial também, snifff). Adorei o sabor, porque adoro limão, mas a minha mãe nem por isso. Assim, só o voltei a comer em casa da minha prima, filha dessa minha tia, quando a visitei em Inglaterra, em 2005. Decidi que ia começar a fazê-lo e pedi a receita à minha tia. Volta e meia faço-o, porque gosto mesmo muito deste prato. :) Aqui acompanhei com arroz de alho (receita disponibilizada pela D. Luísa Afonso no portal Roteiro Gastronómico de Portugal).


Frango de fricassé com arroz de alho
Ingredientes:

Para o frango:
frango cortado em pedaços
1 cebola picada por cada frango
1 folha de louro
sal e pimenta preta moída q.b.
1 caldo knorr de galinha
azeite q.b.
sumo de limão q.b.
vinho branco q.b.
1 gema de ovo por cada frango (usei ovo inteiro)
salsa q.b.

Para o arroz:
200gr de arroz
3 dentes de alho
um bom fio de azeite (que tape o fundo do tacho)
sal e pimenta preta q.b.


Preparação:
Salteei a cebola com o louro no azeite, até que aquela fique macia, e junte a galinha para alourar. Regue com o vinho, tempere com sal, pimenta e o caldo knorr e deixe cozinhar durante 20 a 30 minutos. Entretanto, num tacho pique finamente o alho com azeite e deixe alourar. Adicione o arroz (sem lavar) e vá mexendo, deixando-o fritar bem. Junte a água bem quente, tape e deixe o arroz terminar de cozinhar. Eu adicionei salsa ao arroz, para dar um outro gostinho. Quando a galinha estiver cozinhada, retire-a da panela, adicione o sumo do limão e deixe cozinhar um pouco o molho. Retire a panela do lume e deixe arrefecer um pouco. Adicione o ovo batido em fio, com cuidado, para evitar talhar e sempre sem deixar de mexer, para o incorporar no molho. Volte a colocar a panela ao lume, adicione a salsa picada e deixe cozinhar um pouco, para que o molho engrosse. Devolva o frango ao tacho e envolva no molho. Sirva com o arroz. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Delicioso esse frango, também gosto muito!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Amiga
    Adoro frango de fricassé
    Como o tempo nesta altura do ano não é muito, tenho de antecipar as minhas Boas Festas para vocês, sei que para a semana não o poderei fazer.
    Feliz Natal e um Excelente 2011
    Beijocas ENORMES
    Ho Ho Ho Ho
    Ana Zuzarte

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails