sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Entrada de ano novo

Este ano não cozinhei no almoço de Natal que fazemos todos os anos... ou melhor, não fiz o prato principal, que foi frango assado comprado na churrascaria :P Mas fiz a entrada, uma receita que vi no Clube dos Cozinheiros, programa de culinária do Porto Canal e do qual gosto bastante. Eles gostaram da entrada, talvez vocês gostem também... :) Bom ano a todos!!!!!

A receita...

Ingredientes (fiz mais ou menos a olho):
1 cebola picada
cogumelos laminados (usei duas embalagens de cogumelos frescos para 7 pessoas)
azeite q.b.
sal e pimenta preta moída q.b.
folhas de espinafres (uns 100 gr)
1 ovo por pessoa
fatias de pão de forma (1 fatia para cada 2 pessoas)
óregãos q.b.
2 colheres de sopa de vinagre (por cada 1/2 litro de água)
água
queijo gruyére laminado

Preparação:
Salteie a cebola num fio de azeite, tempere com sal e pimenta e quando a cebola estiver macia adicione os cogumelos. Deixe-os cozinhar um pouco. Adicione um fio de água e deixe os cogumelos cozinharem em lume brando, tapados. Destape a panela e deixe a água evaporar. Corte o pão em tiras (4 tiras por cada fatia), ponha azeite numa frigideira e coloque o pão a fritar em lume alto. Polvilhe o pão com os oregãos. Entretanto, prove os cogumelos e rectifique os temperos. Vire o pão para corar do outro lado. Coloque uma panela com sal, a água e o vinagre ao lume (utilizar 1/2 litro de água por cada dois ovos). Coloque os ovos a escalfarem e, quando estiverem prontos (a clara cozinhada e a geme crua), retire-os e coloque-os num recipiente com água fria, para parar a cozedura. Entretanto, coloque o pão a secar em papel de cozinha. Monte a entrada colocando os cogumelos por baixo, depois as folhas de espinafre, o ovo e, finalmente, o queijo laminado. Acompanhe com o pão frito. Bom apetite!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Licor de chocolate

Este foi outro dos produtos que fiz para os cabazes de Natal. É um licor fácil de fazer e que dá uma prenda bastante agradável. A receita foi tirada do livro Pastelaria, Padaria, Conservas, da colecção Empresária em Casa, do Círculo de Leitores. As quantidades indicadas na receita resultaram em 3 garrafas de 325ml.
A receita...

Ingredientes:
150 gr de chocolate semiamargo
400 gr de açúcar
500 ml de água
400 ml de álcool a 80º (usei aguardente vinícola)
1 colher de café de essência de baunilha

Preparação:
Rale o chocolate com um ralador normal ou um processador de alimentos. Deite o chocolate ralado, o açúcar, a água e a essência de baunilha num recipiente com tampa. Regue com o álcool, tape e agite. Deixe a mistura repousar num lugar fresco e escuro durante 30 dias, tendo o cuidado de agitar o recipiente todos os dias. Passe o licor pelo coador (sugiro adicionar um filtro de papel daqueles de café ao coador) para lhe retirar as impurezas e os grumos e distribua-os pelas garrafas previamente esterilizadas. Tape-as, coloque as etiquetas e ofereça!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Porta-moedas em tecido castanho

Este porta-moedas foi uma encomenda de Natal para fazer companhia ao outro que já tinha mostrado aqui. As presenteadas foram duas gémeas, daí a alternância de tons. Espero que elas tenham gostado :)
 

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Doce de abóbora

Este foi outro dos doces que fiz para os cabazes de Natal deste ano. É um clássico e acho que agrada à maioria das pessoas... coloquei lâminas de amêndoa dentro dos frasquinhos quando estava a verter o doce, em vez de as usar na sua confecção, para dar aquele toque estaladiço ao se comer... A receita foi retirada do Roteiro Gastronómico, e é sugestão de Sandra Costa. Em termos de tempo de elaboração, confesso que ainda não tive grandes resultados com os doces feitos na MFP, pelo que os tenho feito no fogão, em lume muito brando, o que significa que este doce levou a tarde toda a ser feito. No entanto, isso não me obrigou a ficar presa ao fogão. Fui fazendo o que tinha a fazer e, volta e meia, ia à cozinha mexer o doce e controlar a sua cozedura. Nesse dia, a casa ficou super perfumada! :)


A receita...

Ingredientes:
1,5 kg de abóbora
800 gr de açúcar amarelo
2 laranjas
1 ou dois paus de canela (usei 2)
1 vagem de baunilha


Preparação:
Corte e descasque a abóbora, descartando as pevides (pode secá-las e utilizá-las em outros pratos, como cereais - granôla, bolos, etc.). Numa panela, coloque o sumo das laranjas, a abóbora cortada em bocados não muito pequenos, o açúcar, a canela e a baunilha aberta a todo o comprimento. Deixe cozinhar em lume brando. 
Para verificar se está pronto, molhe uma colher de pau  no doce e deite umas gostas num prato bem frio, se estiver pronto, não deve escorrer. Coloque em frascos esterilizados e ofereça como presente ou guarde para degustar com uma fatia de requeijão, de queijo fresco ou, simplesmente, com pão ou tostas. Bom apetite!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A todos um bom Natal...

Chegámos novamente àquela altura do ano que adoramos: meias na chaminé, prendas debaixo da árvore, comida fantástica na mesa, reuniões familiares... Este ano, espero que o vosso Natal tenha tudo isto muito mais e que o ano de 2011 vos traga tudo aquilo que desejam, a dobrar! :P

sábado, 18 de dezembro de 2010

Licor Baileys

Para os cabazes deste Natal resolvi fazer alguns licores. Apesar de não ser apreciadora de bebidas alcoólicas, já tinha visto esta receita de Licor de Whisky (vulgo Baileys) em vários sítios e fiquei com curiosidade em experimentar. Para os cabazes inspirei-me na receita que encontrei aqui.

A receita...

Ingredientes para cerca de 500ml de licor: 1 lata de leite condensado
1 medida da lata de Whisky
1 colher de chá de café solúvel (tipo nescafé)
1 colher de chá de chocolate em pó

Preparação: Misturar muito bem todos os ingredientes usando uma vara de arames. Colocar a mistura numa garrafa e está pronto a servir. Beba com moderação.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Bandoletes infantis

Outros acessórios de cabelo para meninas lindas
Bandolete rosa com borboleta em feltro roxa - 3,5 lunas
Bandolete roxa com flor em feltro azul e amarelo
3,5 lunas
Bandolete azul com flor de feltro roxa - 3,5 lunas

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Fitas para as mais pequenas

Mais algumas fitinhas para o cabelo das meninas
Fita azul com Hello Kitty - 3 lunas


Fita branca com joaninha vermelha - 3 lunas
Fita azul acinzentado com borboleta cinzenta
3 lunas
Fita rosa com borboleta rosa - 3 lunas
Fita verde com parra laranja - 3 lunas

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Marmelada com laranja

Andei a fazer os cabazes de Natal e confesso que marmelada não fazia parte dos planos. Mas quando regressei das minhas mini-férias, o meu pai disse-me: "Há ali muitos marmelos, se quiseres fazer marmelada, já que andas nos doces..." É claro que eu disse que sim! E começou a procura pela receita ideal para fazer, que acabou por ser um misto de duas receitas que vi aqui e aqui.
Confesso que não gosto nada de marmelada, ainda menos do que doces (está visto que não sou nada fã de comer coisas doces... nem me perco por bolos, sequer!), mas esta ficou muito boa, que até eu gostei! :D

A receita...

Ingredientes: 1 kg de marmelos
800 gr de açúcar
100 ml de água

sumo de 1/2 laranja
casca de laranja (uma tira)
1 pau de canela

Preparação: Lave muito bem os marmelos, com a ajuda de um esfregão para retirar o "pêlo" que parecem ter. Sem os descascar, corte-os em quartos e retire-lhes o caroço. Na panela de pressão, coloque os marmelos, o açúcar, a água, o pau de canela, a casca de laranja e o sumo de laranja. Feche bem a panela e leve ao lume. Quando a panela começar a apitar (ou seja, quando a válvula de pressão estiver no máximo e a deitar vapor), baixe o lume e deixe cozinhar durante 25 minutos. Apague o lume e deixe a panela perder a pressão antes de a abrir. Quando abrir a panela vai-lhe parecer que tem líquido a mais, mas é mesmo assim. Retire o pau de canela e passe tudo com a varinha mágica. Coloque a marmelada em tacinhas para secar (já sai quase seco mas convém deixar a secar mais um dia ou dois). Ao fim de alguns dias embebe um pouco de gaze em aguardente e passe sobre a marmelada cobrindo de seguida com papel vegetal. Guarde num local fresco e seco ou coma de imediato. Bom apetite!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Bandolete Hello Kitty 2

Mais uma prendinha fofa para as meninas
Bandolete branca com flor vermelha e cara da Kitty
3,5 lunas

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Bandolete Hello Kitty

Para as mais pequenas...
Bandolete rosa, com flores branca e roxa e cara da Hello Kitty.
3,5 lunas + portes

domingo, 5 de dezembro de 2010

Cabazes de Natal

Se ainda não comprou as suas prendas de Natal, opte por um cabaz caseiro. Tem vários à escolha!
5 lunas (para zona de Lisboa) + portes (fora de Lisboa)   
6,5 lunas (zona de Lisboa) + portes (fora de Lisboa)
7,5 lunas (zona de Lisboa) + portes (fora de Lisboa)
9 lunas (zona de Lisboa) + portes (fora de Lisboa)
12 lunas (zona de Lisboa) + portes (fora de Lisboa)
14 lunas (zona de Lisboa) + portes (fora de Lisboa)

20 lunas (zona de Lisboa) + portes (fora de Lisboa)
Descontos para compras acima de dois cabazes.

Se estiverem na zona de Lisboa e quiserem passar um dia diferente,venham à Escola EB 2,3 João Villaret, no Infantado - Loures, e aproveitem para fazer as vossas comprinhas de Natal na nossa Feira de Artesanato!

Bom resto de fim-de-semana!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ovos mexidos com arroz e frango - aproveitamento

Bem, a ideia disto era fazer uma tortilha, mas não estava com pachorra ontem para virar as coisas com todo o cuidadinho e acabou por ficar mesmo mexido :) A sugestão foi do P. e como ainda tinha um restinho de arroz e de frango assado no frigorífico, foi o jantar de ontem... Dois pequenos restinhos que não teriam dado para uma refeição satisfatória em termos de quantidade acabaram por, desta forma, render bastante e o prato de sopa que tirei para comer regressou intacto ao frigorífico. Uma sugestão de aproveitamento em temos de crise.

Acompanhei com uma salada de pimentos, tomate, alface e cebola...

A receita...

Ingredientes:
sobras de frango (usei meio peito)
sobras de arroz branco
ovos q.b. (usei dois)
2 colheres de azeite
raspa de limão
sumo de meio limão
pimenta preta q.b.

Preparação:
Desfie o frango, coloque numa taça e tempere com duas colheres de azeite, o sumo e a raspa de limão. Misture tudo. Noutra tigela, parta os ovos, bata-os e incorpore o arroz. Numa frigideira coloque uma noz de manteiga a derreter e quando começar a escurecer adicione o frango juntamente com a marinada. Deixe cozinhar um pouco e verta por cima a mistura de ovos com arroz. Reduza o lume para o mínimo e quando os ovos começarem a endurecer (tipo omelete), vire e deixe cozinhar do outro lado. Sirva com a salada. Bom apetite!

P.S. - Este prato pode ser feito com todo o tipo de ingredientes, usando os ovos com arroz como base.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sopa de tomate com ovos escalfados

Olá, bom dia a todos! Tenho de vos pedir desculpa pela ausência do meu cantinho e dos vossos, mas as últimas semanas foram complicadas a todos os níveis, como já referi, e esta semana que passou foi alucinante em termos de trabalho, felizmente :P, o que acabou por me deixar sem tempo para actualizar os meus afazeres. Hoje deixo-vos uma receita que foi feita pelo P., uma sopa saborosa para ver se eu começo a comer mais disto, lolll. A receita foi retirada do site Sabor Intenso.

A receita...
Ingredientes:
5 tomates grandes e maduros
2 cebolas grandes ou 3 pequenas
2 batatas em cubos
2 dentes de alho
5 colheres de sopa bem cheias de polpa de tomate
1 folha de louro
salsa q.b.
100 gr de azeite
agua q.b. (1,5 l)
sal, pimenta
1 ovo por pessoa
quadrados de pão torrado
Preparação:
Cortar a cebola  e picar os dentes de alho. Refogar em metade do azeite.Pelar os tomates e cortar em pedaços pequenos. Adicionar então o tomate ao refogado assim como o louro e deixar refogar mais uns cinco minutos.
Acrescentar agua a gosto, o restante azeite, o sal, a pimenta, e molho de coentros  e deixar cozinhar cerca de 30 minutos. Triturar na 123 (ou com a varinha mágica) e devolver este creme ao tacho. Cozinhar mais cinco minutos, e rectificar os temperos, eu coloco orégãos frescos. Acrescentar um ovo por pessoa e deixar escalfar. Servir com quadradinhos de pão torrado. Bom apetite!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Troca da Graça

Como prometido, mas com um dia de atraso porque o trabalho está a apertar, felizmente (:)), aqui fica a prendinha que mandei à Sílvia, do blogue Larokitas, a minha parceira na troca de Outono da Graça, do blogue As Trocas do Trevo. Acho que ela gostou e espero que faça coisas muito bonitas com as pecinhas que lhe enviei :) A ver se amanhã posto as fotos das prendinhas que ela me enviou :)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Tabuleiro outonal

Fiz este tabuleiro para uma troquinha de Outono. Amanhã posto as prendinhas todas que mandei, para verem, mas gostei muito do resultado deste trabalho, já que foi o primeiro tabuleiro que fiz :P O que acham?

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Porta-moedas em tecido

Esta foi a minha primeira experiência com porta-moedas em tecido e gostei do resultado. Foi fruto do workshop que a Conkist'art organizou este domingo sobre o tema. O interior foi forrado com o tecido utilizado para fazer a flor de fuxico.
Disponível por 5,5 lunas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Pulseira em cabedal laranja

Olá, a todos! Estou de volta, depois de uma semana complicada... O que acham desta pulseira? Uma boa opção para o Natal...
Em cabedal laranja, com pendentes metalizados e acrílicos - 3 lunas

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Apagou-se uma luz...

Ontem apagou-se uma luz na minha vida, um farol que me guiou nos últimos anos... foste mais importante para mim do que aquilo que me apercebi até hoje... O céu ganhou uma estrela e nós perdemos um amigo, que eu acredito que continuará a ser um anjo da guarda, onde quer que esteja... Vou sentir muito a tua falta... Vamos os dois... Até sempre, João...

PS - Desculpem-me mas vou cancelar o desafio de aniversário, sei que compreendem...

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Doce de framboesa

Este é um dos doces que fiz para os cabazes de Natal que estou a preparar... confesso que não sou grande fã de doces, mas este ficou muito bom! Em termos de quantidade, acabou por render bastante, já que deu para 9 frascos de 135ml. A receita é do livro Empresárias em Casa: Pastelaria, Padaria, Conservas do Círculo de Leitores.

A receita...
Ingredientes:
1 kg de framboesas
700g de açúcar
sumo de um limão

Preparação:
Coloque as framboesas, o açúcar e o sumo de limão num recipiente de vidro ou de aço inoxidável (usei de vidro). Misture bem, cubra com um pano e deixe repousar durante duas horas, para dar tempo ao açúcar para se dissolver e impregnar a fruta. mexa algumas vezes com uma colher de pau. Deite o preparado num tacho e cozinhe em lume brando, mexendo regularmente. Retire as impurezas com uma escumadeira. Mantenha em lume brando até atingir os 106ºC. Nessa altura, apague o fogão, mas mexa ainda durante algum tempo, para evitar que a compota se cole ao fundo do tacho. Para verificar se a compota está no ponto certo, deite um pouco num prato bem frio e passe uma colher pelo meio: se ficar marcado um sulco, a compota está pronta a ser colocada em frascos previamente esterilizados.

Esterilizar os frascos:
Ferva os frascos de vidro e as respectivas tampas numa panela grande e funda, onde fiquem totalmente submersos. Depois de a água levantar fervura, deixe os frascos na água durante 10 minutos, submetidos a lume forte. Retire-os com um alicate e coloque-os a escorrer, de boca para baixo, sobre um pano limpo. Disponha-os num tabuleiro e coloque-os no forno previamente aquecido a 120ºC durante 15 minutos. Deixe arrefecer um pouco. Encha os frascos com o doce ainda quente e deixe cerca de 1 cm livre. Antes de colocar a tampa, limpe-a com álcool e retire o excedente com papel de cozinha. Envolva os frascos em panos brancos, coloque-os dentro de uma panela e aqueça em lume vivo. Deixe-os ferver, totalmente submersos, durante cerca de 10 minutos. Retire-os e deixe arrefecer sobre uma tábua de madeira. Se o processo de esterilização for bem-sucedido, as tampas metálicas baixam ao arrefecer. Etiquete e guarde em local fresco e seco. As conservas têm geralmente o prazo de validade de um ano.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Um ano de páginas viradas!

Pois é, o meu blogue comemora hoje um aninho! Depois de muita insistência das minhas amigas e colegas de curso, lá decidi criar o meu blogue, após anos a resistir à coisa! Não se esqueçam do desafio, até dia 20 enviem as vossas sugestões de receitas e prendas para comemorar um aniversário em grande!!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O primeiro aniversário aproxima-se... Desafio!

Olá, a todos! Estive desaparecida na semana passada por bons motivos... fui espairecer até Londres :D Fui visitar a família e uma amiga e não andei pela net, daí a ausência, mas esta semana actualizo as minhas leituras aos vossos blogs e o meu blog.
Agora, uma boa notícia: o meu blog faz um ano esta 4ª feira! Andei a pensar em como poderia comemorar o aniversário e decidi criar um desafio.
A única coisa que têm de fazer é sugerir um prato para servir no jantar de aniversário, colocá-lo no vosso blog com o logo do aniversário e mandar-me um email com o link para a sugestão. Se não tiverem blog podem sugerir na mesma, neste caso enviem-me a receita e a foto do prato por email. Para as meninas que são mais dadas a trabalhos manuais, o desafio é sugerirem uma prenda original para o aniversariante e seguirem os restantes passos.
A data limite é o dia 20 de Novembro. No dia 21 coloco todas as receitas e prendas e faço o sorteio por random. As vencedoras em cada categoria, culinária e artes, recebem uma lembrancinha :P
Aceitam o desafio? Fico à espera das sugestões!!!! Beijinhos!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Frango com molho de mostarda e cerveja

Quando vi esta receita no blog Bons Petiscos da Vina decidi fazê-la de imediato. Gostei bastante do sabor do frango com o molho de mostarda e cerveja, dá-lhe um travo diferente do habitual. É engraçado mas em tempos enjoei frango, talvez porque a minha mãe o faça sempre da mesma forma, ou formas, mas é um ingrediente extremamente versátil e que pode ser confeccionado de milhentas maneiras, o que me agrada bastante, porque é das melhores carnes para se comer :)

A receita...
Ingredientes:
3 peitos de frango, cortados em pequenos cubos (usei 2 coxas de frango)
2 dl de cerveja (usei uma mini)
sal q.b.
pimenta branca q.b.
1 colher (café) mal cheia de cominhos
2 colheres (sopa) de mostarda
5 colheres (sopa) de azeite
farinha q.b.
1 colher (chá) de tempero de alho e salsa (não usei)
1 dl de água

Preparação:
Tempere o frango com sal, pimenta, os cominhos, a mostarda e reguei com a cerveja. Deixe a marinar durante cerca de 1 hora para tomar gosto. Retire a carne da marinada, escorra-a, passe-a por farinha e frite-a no azeite até ficar douradinha de todos os lados. Junte o líquido da marinada e a água, polvilhei com o tempero de alho e salsa, tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando para a carne não agarrar ao fundo do tacho.
Como o molho tem farinha, tem tendência para engrossar pelo que se deve ir vigiando e juntar água, caso seja necessário. Sirva com acompanhamento a gosto, eu escolhi arroz thai. Bom apetite!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Desafio "nove coisas sobre mim"

A Vina, do blogue Bons Petiscos, desafiou as suas seguidoras a darem-se a conhecer através de nove curiosidades que possam revelar ;) lolll Gostei da ideia, é um desafio que já tinha visto noutros blogues e que consiste nisso mesmo, em dar-nos a conhecer e seleccionar nove amigas a quem passamos "a bola", a Vina passou-a às suas quase 200 seguidores e a todos quantos visitam o seu blogue, eu faço o mesmo. Entretanto, aqui ficam nove curiosidades sobre mim:

1- Sou madrugadora! Às 6h sou capaz de estar pronta para trabalhar, mas às 22h quero é dormir!
2- Adoro Bon Jovi, é a minha banda favorita :)
3- Aos 10 anos já tinha lido toda a colecção "Uma aventura" publicada até à data. Durante anos, quando chegava à sala juvenil da biblioteca da minha terra dizia: "Já li esta prateleira, e esta, e esta, e esta..."
4- Detesto baratas e aranhas. Se as aranhas forem pequenas, ainda as suporto, mas fico em pânico quando vejo uma barata e não me mexo enquanto não a matarem...
5- Tenho claustrofobia dentro de carros... sou tipo os cães, tenho de ir de "focinho" à janela ou a levar com o ventinho na tromba :P
6- Trabalhei como voluntária no Euro 2004 e no primeiro Rock in Rio Lisboa
7- Durante anos fui viciada em telenovelas brasileiras, não dava mais nada de jeito na tv nacional, Agora sou viciada em séries televisivas, quase todas as que estrearam em Portugal nos últimos tempos eu já conhecia.
8- Sou Gémeos e sempre acreditei em forças ocultas e esoterismo... sigo a máxima: "Não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem", lolll
9- O meu sonho, quando me sair o Euromilhões, é ter uma quinta enorme, onde possa recolher, tratar e dar um lar a todos os cães abandonados que encontro.

E pronto, esta sou eu :D Quem quiser aceitar este desafio, será um prazer conhecer-vos melhor.
Beijinhos e boa semana a todos!

sábado, 23 de outubro de 2010

Porque há dias assim...

Dias, semanas, meses em que os céus se fecham, tudo fica escuro e a chuva cai sem parar...

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Cabide carrinho

Este cabide ficou tão fofo! É mais uma das prendas para o meu "sobrinho" e tem espaço para colocar a foto dele :P O que acharam?

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Polvo assado no forno

Para mostrar à minha mãe que se pode cozer polvo sem água, aproveitei uma ida às compras e comprei um polvinho congelado, com cerca de 1 kg. Cozi para ela ver e depois fiquei sem saber o que fazer com ele, lolll, acontece... Então, fui ao site www.gastronomias.com ver as receitas que tinham e acabei por seleccionar esta, que tem a colaboração da D. Luísa Tapadinhas. Confesso que quando estava a fazer o refogado fiquei de pé atrás, sem saber se iria gostar do resultado final, mas ficou extremamente saboroso :)

A receita...
Ingredientes:

1 kg de polvo
1 kg de batatinhas (usei 4 batatas médias)
1 dl de azeite (usei menos, medi a olho a quantidade que me pareceu necessária)
2 cebolas (usei 1)
3 dentes de alho
2 tomates maduros (usei 1/2 lata das pequenas de tomate pelado que tinha aberta)
1 pimento (usei 1/2 de um vermelho)
1 folha de louro (esqueci-me :P)
malagueta e pimenta q.b.
60 grs de chouriço (usei uma linguiça)
vinho branco q.b.
1 chávena de água
salsa (usei 1/2 colher de café de molho de salsa fresca da Margão)


Preparação:
Coze-se o polvo numa panela de pressão durante 15 minutos, com uma cebola. Descascam-se as cebolas e os alhos e cortam-se às rodelas. Corta-se o pimento em tiras, o tomate aos bocados e o chouriço às rodelas. Leva-se tudo ao lume com o azeite, excepto o tomate que só deverá ser adicionado após a cebola ficar loura, bem como a malagueta, e deixa-se refogar mais um pouco.
Em seguida, junta-se o vinho e uma chávena de água. Deixa-se ferver mais ou menos 5  minutos. Coloca-se o polvo cozido num pirex, juntamente com as batatinhas peladas (que foram cozidas previamente com pele) e rega-se com o refogado. Leva-se a forno alto 10 a 15 minutos só para alourar. Retira-se do forno e polvilha-se com salsa. Bom apetite!



PS - Quando vou às compras gosto sempre de ir passear para o meio das especiarias e molhos e ver o que encontro. Desta vez encontrei esta espécie de molho de salsa fresca da Margão, que tem como objectivo ser utilizado como a salsa fresca. Resolvi trazer a salsa e os coentros e foi esta a salsa que usei neste prato. Confesso que gostei da ideia e do resultado final, agradou-me mais do que usar salsa congelada :)


terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cesto infantil

Ainda não mostrei todas as peças que fiz para o meu "sobrinho". Este é o cestinho para se colocarem os produtos de higiene dele :) Também pintado com a técnica do linho...

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Salmão grelhado

Não tenho mesmo andado com grande vontade de cozinhar e nem tenho feito grande coisa... nas últimas semanas ando movida a leite com chocolate, o que com o aumento do IVA vai passar a ser ainda mais um luxo. Mas há umas semanas fiz este salmão grelhado, que é um prato que gosto muito. E com as sobras do salmão (a posta era grande) fiz outra refeição que depois mostro.
A receita...
Ingredientes:
1 posta de salmão
sal aromatizado com malagueta
ervas de provença
algumas gotas de limão
2 batatas médias

Preparação: 
Tempere o salmão com as gotas de limão, o sal e as ervas de provença. Grelhe até ficar a seu gosto. Acompanhe com batatas cozidas e molho de manteiga e limão (derreta um pouco de manteiga com algumas gotas de limão em lume brando). Bom apetite!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Brincos penas laranjas

Gosto muito de penas, acho que dão acessórios muito bonitos. Fiz estes brincos ontem, também, e acho que ficaram diferentes do habitual. O que acham? :)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Brincos mini-tartarugas

Estes acabaram de sair do forno :P Mas a foto ficou tremida e já não os brincos aqui :s Mas acho que ficaram mimosos, simples :)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails