sábado, 14 de novembro de 2009

Bife com molho de cogumelos


Esta semana fiz uma receita da minha tia de bifes com cogumelos. O molho não ficou tão escuro nem tão espesso como deveria e como ficou da primeira vez que o fiz, acho que precisava de um pouco mais de maizena e de noz moscada, mas ficou óptimo de sabor, na mesma. A receita não tem medidas certas, é a olho e consoante o gosto de cada um. :)

Bife com molho de cogumelos

Ingredientes:
1 Bife de vaca
1 lata de cogumelos
1 embalagem de natas
1 cebola
1 folha de louro
1 fio de azeite
vinho branco q.b.
3 dl leite
1 colher sopa farinha maizena
sal, pimenta preta e noz moscada a gosto
salsa

Preparação:
Fritar o bife temperado com sal num pouco de azeite. Reservar.

Para o molho:
Refoga-se a cebola finamente picada e o louro no fio de azeite. Quando estiver trnaslúcida, regar com um pouco de vinho branco. Deixar evaporar o álcool e adicionar 2dl leite. Mexer, juntar os cogumelos e temperar com o sal, a pimenta e a noz moscada. Deixar cozinhar e quando os cogumelos estiverem quanse prontos (ao fim de cerca de 5 mminutos) adicionar o leite restante, previamente misturado com a farinha maizena, e as natas. Mexer durante um minuto e adicionar a salsa finamente picada. Deixar cozinhar até atingir a consistência desejada.
Servir por cima do bife, com arroz de manteiga.
Bom apetite!

Nota: Este molho dá para mais do que um bife e pode ser guardado no frigorífico e aquecido no microondas quando quiser fazer outro bife.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails