Então, quando faço carne de porco à alentejana não uso amêijoas. É claro que o sabor fica ligeiramente diferente, mas fica óptimo na mesma. Porque não fazer carne de porco à portuguesa, podem perguntar... porque também não sou fã de pickles! A receite original é do site Gastronomias. Segui tudo, menos as medidas (que faço sempre a olho) e as amêijoas! :D
Ingredientes:
2,5 dl de vinho branco
800 grs de carne de porco tenra
3 dentes de alho
2 colheres de (sopa) de massa de pimentão
sal e pimenta q.b.
1 raminho de coentros
2 folhas de louro
1 limão (não usei)
125 grs de banha
800 grs de amêijoas
Preparação:
Corte a carne em cubos com cerca de 30 grs cada e tempere com massa de pimentão, o alho esmagado, as folhas de louro, sal e pimenta e o vinho branco. Envolva tudo muito bem e deixe nesta marinada cerca de 4 horas. Entretanto, ponha as amêijoas em água com sal durante 2 horas para perderem a areia; findo esse tempo lave-as muito bem em água corrente.
Deite a banha numa frigideira grande e, quando estiver quente, deite a carne bem escorrida e deixe fritar, mexendo de vez em quando, até ficar frita e loura; junte depois o líquido da marinada e deixe ferver cerca de 2 minutos e junte depois as amêijoas. Vá mexendo e logo que as amêijoas estejam abertas, junte os coentros picados e as batatas - cortadas em cubos - previamente fritas. Misture bem e sirva imediatamente decorado com gomos de limão.
Bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário